A ÁGUA É UM ELEMENTO VITAL. NAS REGIÕES SEMIÁRIDAS ESTE RECURSO É ESCASSO. QUANDO LEVADO EM CONTA O CONTEXTO ESCOLAR, AS LIMITAÇÕES QUANTO AO ACESSO A ÁGUA TORNAM-SE PROBLEMAS GRAVES. FRUTO DE AÇÕES ENSEJADAS PELAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO TEM SE TORNADO POSSÍVEL E A CADA NOVA EMPREITADA, NOVAS TECNOLOGIAS VÃO SURGINDO E O LEQUE DE REFLEXÃO SOBRE O TEMA SE AMPLIA. O PRESENTE ESTUDO DE CASO BUSCA RELATAR A CAMINHADA E OS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS NAS ESCOLAS IMPLEMENTADO PELA ASA, NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. FORAM CONSTRUÍDAS 20 CISTERNAS QUE, JUNTAS, AUMENTARAM O APORTE DE RESERVAMENTO HÍDRICO EM 20 ESCOLAS RURAIS SOMANDO UM TOTAL DE 1.040.000 MIL LITROS. PARA ALÉM DE SEREM IMPLEMENTAÇÕES DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, AS CISTERNAS TORNAM-SE POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS IMPARES, DO PROCESSO DE SELEÇÃO DAS ESCOLAS ATÉ A ENTREGA DO PRODUTO FINAL, A CISTERNA.