NO ATUAL MOMENTO CONVERGENTE QUE VIVEMOS SE TORNA NECESSÁRIO AGREGAR AS DIVERSAS INOVAÇÕES AOS PROCESSOS EDUCATIVOS, E QUANDO FALAMOS DE INOVAÇÃO NÃO NOS REFERIMOS APENAS A APARATOS ALTAMENTE TECNOLÓGICOS, FERRAMENTAS DE ORDEM TÉCNICA, MAS TAMBÉM A OUTRAS E NOVAS MANEIRAS DE CONCEBER O CONHECIMENTO, DE PENSAR, AGIR, ENSINAR E APRENDER CONECTADOS E COERENTES COM A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. DIANTE DO EXPOSTO, O QUE PRETENDEMOS COM ESTE TRABALHO É APRESENTAR O PROJETO DE EXTENSÃO “CRIAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS PEDAGÓGICOS” DESENVOLVIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA) JUNTAMENTE COM O INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) EM UMA ESCOLA MUNICIPAL RURAL DA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU – PR. COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO UTILIZAMOS AUTORES COMO PAULO FREIRE, HUGO ASSMANN, EDGAR MORIN ENTRE OUTROS, O PROJETO OCORREU POR MEIO DE OFICINAS, RODAS DE CONVERSA E DEBATES, SENDO UMA PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA. PENSAR EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E ATIVAS VAI ALÉM DO USO DE RECURSOS DIGITAIS, REQUER UMA APROPRIAÇÃO POR PARTE DO PROFISSIONAL DOCENTE, INSERINDO OS ATORES COMO APRENDENTES, ONDE OS MESMOS POSSAM DESENVOLVER AUTONOMIA NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, DESTACAMOS A PRODUÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS PELOS PARTICIPANTES DAS OFICINAS JUNTAMENTE E UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO EDUCACIONAL.