EDUCAÇÃO AMBIENTAL É FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE QUE PERCEBA A IMPORTÂNCIA DE SEUS HÁBITOS E ATITUDES DIANTE DOS GRAVES PROBLEMAS AMBIENTAIS VERIFICADOS ATUALMENTE. O INTUITO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR O CONTEXTO DO ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA – CEARÁ. O PERCURSO METODOLÓGICO INCLUIU UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO QUE CONSTOU DE LEITURAS RELACIONADAS A TEMÁTICA EM QUESTÃO, TAIS COMO: GEOGRAFIA E ENSINO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL. FORAM REALIZADAS VISITAS NA ESCOLA ONDE OCORREU A REALIZAÇÃO DE LEVANTAMENTO DOCUMENTAL, REGISTRO FOTOGRÁFICO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E CONVERSAS INFORMAIS COM SERVIDORES DA ESCOLA. O ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR APRESENTA SALAS DE AULA COM PORTAS, CADEIRAS E VENTILADORES DANIFICADOS; O PÁTIO E A QUADRA ESPORTIVA NÃO POSSUEM ESTRUTURAS ADEQUADAS PARA PRÁTICAS ESPORTIVAS E DE LAZER. OS MATERIAIS VOLTADOS PARA O ENSINO, COMO GLOBOS TERRESTRES, COMPUTADORES E PROJETORES SÃO INSUFICIENTES PARA ATENDER A DEMANDA DE PROFESSORES E ESTUDANTES. A ESCOLA E OS BAIRROS ADJACENTES NÃO POSSUEM NENHUM PROJETO OU PROGRAMA QUE SEJAM EFETIVAMENTE VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. OS DOCENTES E DISCENTES CONSIDERAM IMPORTANTE DISCUTIR AS QUESTÕES AMBIENTAIS E PERCEBEM QUE A ESCOLA NÃO ABORDA DE FORMA EFETIVA TEMAS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL AINDA NÃO É TRATADA DE MANEIRA MAIS CONCRETA NA ESCOLA, SENDO INTERESSANTE O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS AMPLOS E CONTÍNUOS DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, FATO QUE SERIA IMPORTANTE NÃO APENAS PARA OS ALUNOS, MAS PARA TODA COMUNIDADE ESCOLAR.