NESTE TRABALHO ESTÁ APRESENTADO O ENFOQUE CTS (CIÊNCIA,TECNOLOGIA E SOCIEDADE) COMO MEIO DE ABORDAGEM DA PROBLEMÁTICA DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO REALIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA. ENTRE SEUS PRESSUPOSTOS, ENGLOBA A COMPLEXIDADE, QUE DIFICULTA A ABORDAGEM DE TEMAS AMBIENTAIS SEM AS NECESSÁRIAS JUNÇÕES COM ESFERAS POLÍTICA, SOCIAL, ECONÔMICA, HISTÓRICA, CULTURAL, ETC. NA CONCEPÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA, PROCUROU-SE NESTE TRABALHO APRESENTAR UM ESTUDO A RESPEITO DAS INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, DAS QUAIS APARECEM ASSOCIADAS DIRETAMENTE A FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA COMO A ENERGIA HIDRELÉTRICA E TÉRMICA. APLICA-SE A DESCRIÇÃO DE METODOLOGIAS DE INSERÇÃO CTS NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, CONTEXTUALIZADA COM REFERENCIAIS SOBRE VISÕES DE MUNDO. NESTE SENTIDO MERECE DESTAQUE A CONTRIBUIÇÃO DESSE ENFOQUE COMO MEIO DE FAVORECER A INTERPRETAÇÃO DE TECNOLOGIAS E SUAS REPERCUSSÕES NA SOCIEDADE, DE APONTAR SEUS LIMITES E PODERES E DE ESTIMULAR NOVOS VALORES E NOVOS MODOS DE PRODUÇÃO EM BASES SUSTENTÁVEIS, PERTINENTES À ADAPTAÇÃO QUE A HABILITAÇÃO TECNOLÓGICA REQUER NO CONTEXTO ATUAL.