Artigo E-book 3: VI CONEDU

E-books

ISBN: 978-65-86901-08-5

ENERGIA HIDRELÉTRICA E TÉRMICA: UMA ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENFOQUE CTS, ENSINO DE QUÍMICA, ENERGIA HIDRELÉTRICA, , E-book GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

NESTE TRABALHO ESTÁ APRESENTADO O ENFOQUE CTS (CIÊNCIA,TECNOLOGIA E SOCIEDADE) COMO MEIO DE ABORDAGEM DA PROBLEMÁTICA DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO REALIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA. ENTRE SEUS PRESSUPOSTOS, ENGLOBA A COMPLEXIDADE, QUE DIFICULTA A ABORDAGEM DE TEMAS AMBIENTAIS SEM AS NECESSÁRIAS JUNÇÕES COM ESFERAS POLÍTICA, SOCIAL, ECONÔMICA, HISTÓRICA, CULTURAL, ETC. NA CONCEPÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA, PROCUROU-SE NESTE TRABALHO APRESENTAR UM ESTUDO A RESPEITO DAS INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, DAS QUAIS APARECEM ASSOCIADAS DIRETAMENTE A FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA COMO A ENERGIA HIDRELÉTRICA E TÉRMICA. APLICA-SE A DESCRIÇÃO DE METODOLOGIAS DE INSERÇÃO CTS NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, CONTEXTUALIZADA COM REFERENCIAIS SOBRE VISÕES DE MUNDO. NESTE SENTIDO MERECE DESTAQUE A CONTRIBUIÇÃO DESSE ENFOQUE COMO MEIO DE FAVORECER A INTERPRETAÇÃO DE TECNOLOGIAS E SUAS REPERCUSSÕES NA SOCIEDADE, DE APONTAR SEUS LIMITES E PODERES E DE ESTIMULAR NOVOS VALORES E NOVOS MODOS DE PRODUÇÃO EM BASES SUSTENTÁVEIS, PERTINENTES À ADAPTAÇÃO QUE A HABILITAÇÃO TECNOLÓGICA REQUER NO CONTEXTO ATUAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.