A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER UM INSTRUMENTO, NA FORMA DE QUESTIONÁRIO, QUE POSSIBILITE ANALISAR COMO A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA INFANT TODDLER ENVIRONMENT RATING SCALE REVISE EDITION (ITERS-R), APLICADA EM 2015 DE FORMA CENSITÁRIA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS, SOB ASSESSORIA TÉCNICA DA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, CONTRIBUIU PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS. O QUESTIONÁRIO PROPOSTO, FOI DESENVOLVIDO COM BASE NA LITERATURA E NUMA PROPOSTA DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ALINHADO À FERRAMENTA PDCA (PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, CONTROLE E AÇÃO), POSSIBILITARÁ COLETAR DADOS JUNTO AOS DIRETORES DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PERMITINDO TANTO CONHECER A SITUAÇÃO ATUAL DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOS DIFERENTES ITENS PROPOSTOS, BEM COMO CONHECER OS PROCESSOS E AÇÕES DE MELHORIA DESENVOLVIDOS PELOS NÚCLEOS DEPOIS DA DEVOLUTIVA DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO ITERS-R. A VERSÃO ATUAL DO QUESTIONÁRIO PASSOU PELA ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE ESPECIALISTAS DA ÁREA, TODAS AS PROFISSIONAIS ENVOLVIDAS NA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO POSSUEM VASTA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AGREGANDO NA QUALIFICAÇÃO DO INSTRUMENTO.