ESTE ARTIGO ANALISA O USO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR, MAS ESPECIFICAMENTE UM GRUPOS DE ESTUDOS E UM BLOG. O ESTUDO APRESENTA UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ALÉM DE APRESENTAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS DE FILOSOFIA, AO MESMO TEMPO EM QUE ANALISA O PAPEL PEDAGÓGICO DESTE GRUPO E DO BLOG, CRIADO PARA PUBLICAR AS PRODUÇÕES LITERÁRIAS DOS ATORES QUE DEBATEM A TEMÁTICA EM QUESTÃO. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR O GRUPO DE ESTUDOS DE FILOSOFIA DA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT E O “ENTRE ASPAS”: BLOG SANTOS DUMONT, DISCUTINDO SE ESTES RECURSOS UTILIZADOS PELA ESCOLA VEM CUMPRINDO SEU PAPEL DE AUXILIAR NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM NA REFERIDA ESCOLA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS COMPREENDEM COMO O GRUPO DE ESTUDOS DE FILOSOFIA É VISTO PELOS DOCENTES DA ESCOLA E TAMBÉM POR SEUS DISCENTES NO TOCANTE AO CRESCIMENTO DOS ALUNOS PARTICIPANTES. TAMBÉM VERIFICA COMO OS PROFESSORES E ALUNOS VEEM O PAPEL DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR E AINDA ANALISA SE O BLOG TEM APRESENTADO REFLEXÕES SUSCITADAS NO GRUPO DE ESTUDOS, CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE ESCRITA DE SEUS PARTICIPANTES. A ABORDAGEM É QUALITATIVA E TEVE COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO AOS DOCENTES DA ESCOLA E TAMBÉM AOS DISCENTES. OS RESULTADOS APONTAM QUE TANTO O GRUPO DE ESTUDOS QUANTO O BLOG VEM SENDO INSTRUMENTO DE CRESCIMENTO DOS ALUNOS.