ESTE TEXTO APRESENTA A INTERFACE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DOS ASPECTOS INERENTES AO CURRÍCULO. NESTE SENTIDO, DISCUTE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE UTILIZAM A AVALIAÇÃO, O CURRÍCULO E O DESEMPENHO DOS PROFESSORES E DAS PROFESSORAS COMO MECANISMOS DE CONTROLE DA AÇÃO DOCENTE. O TEXTO DESTACA A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO, COMO SUJEITO DE EXPERIÊNCIA E DE VIVÊNCIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL. AS RELAÇÕES COMPLEXAS E POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES DA AÇÃO DOCENTE COM O CURRÍCULO SÃO LEVANTADAS NESTA REFLEXÃO QUE APONTA PARA O NECESSÁRIO ENVOLVIMENTO DOS PROFESSORES E DAS PROFESSORAS PARA A EFETIVAÇÃO DAS PRÁTICAS CURRICULARES, BEM COMO O EXERCÍCIO DE SUA AUTONOMIA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM E DA FLEXIBILIDADE CURRICULAR COMO AÇÃO NECESSÁRIA PARA ABRANGER AS PARTICULARIDADES E AS ESPECIFICIDADES VIVENCIADAS NO CONTEXTO ESCOLAR, SOCIAL E CULTURAL.