ESTE TEXTO COMPARTILHA UMA REFLEXÃO-SÍNTESE DE UMA PESQUISA ORIUNDA DE UM PROJETO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC 2017-2018), CUJO OBJETIVO É TECER APROXIMAÇÕES ENTRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, TEMA DA PESQUISA, E AS QUESTÕES QUE APARECEM NOS DADOS RELACIONADAS À PERMANÊNCIA E DEMOCRATIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. O TEXTO FOCALIZA OS APONTAMENTOS EMPÍRICOS RELACIONADOS ÀS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DOS JOVENS, OBSERVADAS E COLETADAS NA EMPIRIA DA PESQUISA EM TRÊS SUBPROJETOS, DOIS DELES FINANCIADOS PELO PROGRAMA DE IC (PICIN) DA UNEB-BA E UM VOLUNTÁRIO, VOLTADOS PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. A BASE DE ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA DOS SUBPROJETOS APOIOU-SE NAS ORIENTAÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO E EVIDENCIOU AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A PARTIR DE QUESTIONÁRIO EXPLORATÓRIO, RODA DE CONVERSA, ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA NO ÂMBITO DOS CAMPI VI E XII DA UNEB-BA. PARA OS JOVENS, O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO DE ENSINO E SUAS PRÁTICAS GUARDAM AINDA RELAÇÕES COM A AVALIAÇÃO TRADICIONAL E, SE CONSIDERARMOS AS REFLEXÕES DA SOCIOLOGIA DA EXPERIÊNCIA SOCIAL, MUITAS DAS REPRESENTAÇÕES EXPRESSAS, DE ALGUMA FORMA RETRATAM AS TRAJETÓRIAS DE PERMANECER QUE POUCO DIALOGAM COM O SENTIDO DE DEMOCRATIZAÇÃO.