A CONJUNTURA GLOBALIZADA E SEUS CONSEQUENTES DESAFIOS INERENTES AOS DIVERSOS ÂMBITOS DA VIVÊNCIA HUMANA REMETEM A UMA REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO BACHAREL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR, EXIGINDO DESTE UMA FORMAÇÃO QUE ATENDA AOS REQUISITOS DA CONTEMPORANEIDADE. DIANTE DESSE CENÁRIO, O BACHAREL DOCENTE, MUITO MAIS DO QUE UM REPERTÓRIO TÉCNICO CARACTERIZADO PELO CONHECIMENTO COMUM A SUA FORMAÇÃO ESPECÍFICA, NECESSITA DE UM ESPÍRITO CRÍTICO E REFLEXIVO, ASSOCIADO A UM CONJUNTO DE CONHECIMENTOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS, QUE O HABILITE PARA A DOCÊNCIA. DIANTE DESSA REALIDADE, ESTE ARTIGO DECORRE DE UM ESTUDO QUE TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE DO DOCENTE BACHAREL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA SUPERIOR, E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: COMPREENDER AS TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES BACHARÉIS QUE ATUAM NO ENSINO SUPERIOR; CARACTERIZAR TEMPOS, ESPAÇOS, SABERES E PRÁTICAS QUE COLABORAM NA CONSTRUÇÃO DA PROFESSORALIDADE NO ENSINO SUPERIOR; E, ANALISAR OS SABERES CONSTRUÍDOS NA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DO PROFESSOR BACHAREL E QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO E A CONSTRUÇÃO DA PROFESSORALIDADE. DESENVOLVE-SE POR MEIO DE PESQUISA QUALITATIVA, NA MODALIDADE NARRATIVA, VIABILIZADA PELO MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO, EMPREGANDO COMO INSTRUMENTOS DE REGISTRO DOS DADOS NARRATIVOS O MEMORIAL DE FORMAÇÃO E A ENTREVISTA NARRATIVA. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS E ANALISADOS CONFORME BARDIN (2011). ENTRE OUTROS APORTES CONCLUSIVOS, PONTUA SOBRE OS PROFESSORES BACHARÉIS: EXERCEM A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA; ATUANDO, DENTRE DE SUAS POSSIBILIDADES, COMO PESQUISADORES DE SUAS PRÓPRIAS PRÁTICAS; NECESSITAM DE AMPLIAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO/REQUALIFICAÇÃO DE SUA FORMAÇÃO CONTINUADA; CONSTROEM SUA PROFESSORALIDADE NO EXERCÍCIO DOCENTE SUPERIOR, NO SEU FAZER CONTINUADO, NO COLETIVO PROFESSORAL E NA EXPERIÊNCIA COM SEUS PARES, NA CONSIDERAÇÃO DA SINGULARIDADE DE SER PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.