A FORMAÇÃO DE PROFESSORES É UM CENÁRIO QUE MERECE DESTAQUE QUANDO SE OBJETIVA A SUPERAÇÃO DE DIVERSAS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS PELA EDUCAÇÃO, ISTO PORQUE O EDUCADOR CONTINUA SENDO UM PONTO ESTRATÉGICO PARA AS MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS QUE PODEM SER IMPLEMENTADAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PORÉM, O QUE HOJE SE OBSERVA É QUE A FORMAÇÃO DOCENTE ACABA SENDO DEFICITÁRIA, ESCASSA E DESCONEXA DA PRÁTICA ESCOLAR. COM ISSO, AS FORMAÇÕES PRECISAM SER REPENSADAS, RESSIGNIFICADAS E OTIMIZADAS DE MODO A PROPICIAR MELHORES PADRÕES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO. ZEICHNER, UM DOS MAIS RELEVANTES PESQUISADORES NO QUE TANGE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONTRIBUI COM ESSA DISCUSSÃO AO ABORDAR EM SEUS ESTUDOS PONTOS COMO: O PROCESSO DE REFLEXÃO QUE O PROFESSOR DEVE PRATICAR EM SEU COTIDIANO, A RELEVÂNCIA DO QUE ESTÁ SENDO PRODUZIDO NAS UNIVERSIDADES PARA A CULTURA ESCOLAR E A ESTRUTURAÇÃO DE UMA NOVA ESTRATÉGIA PARA SE FORMAR PROFESSORES. AINDA NO MESMO CENÁRIO, DIVERSOS AUTORES TÊM PERCEBIDO A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA COLABORATIVA NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO MEIO BASTANTE EFICAZ. ACREDITA-SE QUE A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO INSTIGA OS DOCENTES A REFLETIREM SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA ATRAVÉS DO COMPARTILHAMENTO DE SABERES. OBJETIVOU-SE, ENTÃO, FAZER INTERCONEXÕES ENTRE OS PRINCIPAIS APONTAMENTOS NA OBRA DE ZEICHNER E OS PRESSUPOSTOS DA COLABORAÇÃO, BUSCANDO SUBSÍDIOS PARA RELACIONÁ-LOS. PÔDE-SE PERCEBER QUE MUITOS DOS PRESSUPOSTOS DA COLABORAÇÃO PARECEM SER A REPOSTA PRÁTICA PARA VÁRIOS QUESTIONAMENTOS LEVANTADOS POR ZEICHNER E TAL FATO CULMINA EM MAIOR CREDIBILIDADE PARA AMBOS OS POSICIONAMENTOS POR SE FORTALECEM IDEOLOGICAMENTE.