ESTA INVESTIGAÇÃO EXAMINA A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO, E É RESULTADO DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO REALIZADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, NO PERÍODO DE 2013 A 2015. ATUALMENTE A REFERIDA PESQUISA CONTINUA A SER APROFUNDADA NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NA MESMA UNIVERSIDADE. A METODOLOGIA DA PESQUISA BUSCA A RELAÇÃO ENTRE O UNIVERSAL – O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E AS PARTICULARIDADES DA PRESENTE CONJUNTURA HISTÓRICA – E O SINGULAR, A POLÍTICA EDUCACIONAL. MAS, POR SE TRATAR DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL, A INVESTIGAÇÃO GENERALIZA A ANÁLISE, POIS A REFERIDA POLÍTICA ATINGE A TOTALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS PERNAMBUCANAS. O MÉTODO FUNDAMENTA-SE NO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO, COM AS DEVIDAS RELEITURAS PARA PENSAR O SOCIAL NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO. OS RESULTADOS OBTIDOS PELA PESQUISA APONTAM PARA TRÊS FASES DA VIVÊNCIA DA POLÍTICA EM ANÁLISE: A GÊNESE DA POLÍTICA POR INTERMÉDIO DE UMA PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA ENTRE O INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE DA EDUCAÇÃO (ICE) E O GOVERNO DE PERNAMBUCO; A SEGUNDA FASE DESTACA A EXPANSÃO DO MODELO DE GESTÃO VIA ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO E CONTRATO DE GESTÃO COM OS DIRETORES ESCOLARES. POR FIM, NA ATUALIDADE, OBSERVA-SE O APROFUNDAMENTO DA POLÍTICA GERENCIALISTA POR MEIO DO ÍNDICE DE EFICIÊNCIA GESTORA, NOVO MECANISMO DE CONTROLE DA GESTÃO DAS ESCOLAS.