ESTE ARTIGO ABORDA A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES COM ÊNFASE NA FUNÇÃO SOCIAL DA BIBLIOTECA E DO BIBLIOTECÁRIO COMO MEDIADORES DESSE PROCESSO. INICIAMOS O TRABALHO COM UMA BREVE ABORDAGEM, A PARTIR DE KLEIMAN (1995; 2011) E FREIRE (1987) SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, MOMENTO NECESSÁRIO E CRUCIAL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES, ASSIM COMO AS CONTRIBUIÇÕES DA HABILIDADE DE LEITURA E ESCRITA PARA A VIDA DOS INDIVÍDUOS. SOB O REFERENCIAL DE CASTRILLÓN (2011), LAJOLO & ZILBERMAN (1996), BUSCAMOS COMPREENDER O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES RELACIONANDO-O COM A FUNÇÃO SOCIAL DA BIBLIOTECA E A RESPONSABILIDADE DO BIBLIOTECÁRIO COMO INTELECTUAL ESSENCIAL PARA FOMENTAR O ACESSO DE LIVROS AOS LEITORES. O TRABALHO APRESENTA UM DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PARADA LITERÁRIA, QUE TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR O ACESSO DE LIVROS PARA USUÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO DE IMPERATRIZ/MA. A PARTIR DA ANÁLISE, FOI POSSÍVEL PERCEBER, QUE APESAR DE DIFICULDADES ENCONTRADAS, SÃO SIGNIFICATIVAS AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS, POR PARTE DE BIBLIOTECÁRIOS, QUE BUSQUEM POSSIBILITAR O ACESSO À LEITURA COMO FORMA DE OPORTUNIZAR EXPERIÊNCIAS QUE POSSIBILITEM A FORMAÇÃO DE LEITORES E DE DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.