O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) TEM SIDO MUITO ABORDADO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE, NO QUE CONCERNE AO RENDIMENTO ESCOLAR DAS CRIANÇAS CARACTERIZADAS COM ESSE TRANSTORNO E AS QUESTÕES RELATIVAS ÀS INTERVENÇÕES UTILIZADAS NESTE CAMPO DE ESTUDO. PORÉM, OBSERVA-SE QUE AINDA EXISTEM DESCONHECIMENTOS E DÚVIDAS EM RELAÇÃO AO DIAGNÓSTICO E ENCAMINHAMENTO DESSAS CRIANÇAS. ESSA PESQUISA TEVE COMO REFERENCIAL TEÓRICO PRINCIPAL OS ESTUDOS DE MATTOS, CALIMAN, ESTANISLAU E BRESSAN, SILVA, PORTILHO, PAROLIN, BARBOSA E CALBERG, RABELO ENTRE OUTROS E A COLETA DOS DADOS DEU-SE POR MEIO DE LEITURAS DE LIVROS ATUALIZADOS E PESQUISAS NAS PRINCIPAIS BASES DE DADOS CIENTÍFICAS, TENDO SIDO FEITA A ANÁLISE DOS CONCEITOS SOBRE O TDAH, A SUA INCIDÊNCIA NA ÁREA EDUCACIONAL, BEM COMO A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, COM ÊNFASE NO PSICOPEDAGOGO. O OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA FOI COMPREENDER O TDAH, SUAS CAUSAS, PASSANDO PELA PROBLEMÁTICA DO DIAGNÓSTICO, OS ACOMPANHAMENTOS TERAPÊUTICOS E ESCOLARES, BEM COMO, APRESENTAR A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO RELATIVA A ESSE TRANSTORNO. CONCLUI-SE QUE O PSICOPEDAGOGO JUNTAMENTE COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PODE ATUAR NO QUE SE REFERE ÀS DÚVIDAS RELACIONADAS AO ASSUNTO E O ACOMPANHAMENTO DE TODOS OS ATORES ENVOLVIDOS.