RESUMO
O ESTUDO VERSA SOBRE UMA PESQUISA REALIZADA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE PICOS-PI SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA PARA ENSINAR NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DESTACANDO OS DESAFIOS QUE ELAS ENFRENTAM. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO: AVALIAR O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 5º ANO A PARTIR DOS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE. OPTAMOS PELA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, UTILIZANDO-SE DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA PARA A COLETA DE DADOS. OS RESULTADOS DA ANÁLISE INDICAM A NECESSIDADE DE MELHORAR A FORMAÇÃO INICIAL, DANDO ÊNFASE NO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. CONSTATOU-SE EVIDÊNCIAS DE QUE AS PROFESSORAS VIVENCIARAM UMA FORMAÇÃO INSUFICIENTE E POR OUTRO LADO ELAS NÃO CONSEGUEM ASSUMIR O DESAFIO DE REVERTER ESSA DESVANTAGEM. PERCEBEMOS QUE AS NOSSAS INTERLOCUTORAS SEMEIAM O DESPREPARO PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO SOLO DAS DIFICULDADES DO CONTEXTO NO QUAL ATUAM. EMBORA EM DEPOIMENTO ELAS TENHAM ADMITIDO A NECESSIDADE DE ESTUDAR E ATUALIZAR-SE ATRAVÉS DE DIVERSOS MEIOS INFORMATIVOS, NA REALIDADE ELAS PERMANECEM REPRODUZINDO AÇÕES QUE GERAM RESULTADOS MUITO PARECIDOS, COTIDIANAMENTE.
PALAVRAS-CHAVE: AVALIAÇÃO, MATEMÁTICA, DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE.