ESSE TRABALHO DISCORRERÁ SOBRE A TESE MÉSZÁRIANA DE CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL, CENÁRIO EM QUE EMERGE UMA NOVA FASE DE DESENVOLVIMENTO IMPERIALISTA, DOMINADA PELOS ESTADOS UNIDOS ENQUANTO FORÇA GLOBAL. A PRÁTICA IMPERIAL TAMBÉM SE DESDOBRA EM AGENDAS IMPOSITIVAS, PRINCIPALMENTE PARA OS PAÍSES POBRES, MEDIANTE A ATUAÇÃO DIRETA DO BANCO MUNDIAL, QUE PASSA A INTERVIR NOS RUMOS DA EDUCAÇÃO DESSAS NAÇÕES A PARTIR DA ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E ALÍVIO DA POBREZA. A FIM DE COMPREENDER A RAIZ ONTO-GENÉTICA E OS TRAÇOS DE CONTINUIDADE EM RELAÇÃO AO ATUAL COMPROMISSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, DESDOBRAMENTO DO OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4, OBJETIVAMOS NESSE ESTUDO ANALISAR A GÊNESE DA AGENDA IMPERIALISTA DE EDUCAÇÃO. ANCORADO NA ONTOLOGIA MATERIALISTA DE MARX, A PESQUISA POSSUI UMA NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL E SE FUNDAMENTARÁ PRINCIPALMENTE NAS FORMULAÇÕES TEÓRICAS MÉSZÁRIANAS, PARA ANALISAR AS DECLARAÇÕES DE JOMTIEN (1990) E O MARCO DE AÇÃO DE DAKAR (2000), FAZENDO UM RECORTE DA CATEGORIA SUSTENTABILIDADE NESSES DOCUMENTOS. AS ANÁLISES EMPREENDIDAS AO LONGO DO ARTIGO JÁ APONTAM PARA A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E ERRADICAÇÃO DA POBREZA COMO EIXO CENTRAL DO ALCANCE DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NOS PAÍSES POBRES, DEMARCANDO A RAIZ DE UMA CONTINUIDADE DA AGENDA IMPERIALISTA DENOMINADA DE EDUCAÇÃO PARA TODOS (EPT) COM A QUE SE SEGUIU A ESTA, DESIGNADA DE COMPROMISSO GLOBAL DE EDUCAÇÃO 2030.