RESUMO
O PRESENTE TRABALHO APRESENTA RESULTADOS DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA PELO GRUPO GESE NO PERÍODO DE 2017 A 2019, COM OBJETIVO DE IDENTIFICAR POSSÍVEIS TRANSFORMAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E GESTORAS, RECONHECIDAS POR ESTES PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS COMO DECORRENTES DAS ATUAIS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. O FOCO DESSE TRABALHO FOI DISCUTIR SE OS EDUCADORES RECONHECEM AS MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR RESULTANTES DA LEI DO PISO (11738/2008). DE CUNHO QUANTI-QUALITATIVO, A PESQUISA, FOI DESENVOLVIDA EM 4 ESCOLAS PÚBLICAS, 2 PERTENCENTES A REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS E 2 A REDE MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA. FORAM APLICADOS 80 QUESTIONÁRIOS E 12 ENTREVISTAS ENTRE DOCENTES E GESTORES DAS INSITUIÇÕES, ALÉM DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS. AS INFORMAÇÕES OBTIDAS INDICARAM UMA NÃO COMPREENSÃO DOS EFEITOS DE TAL LEGISLAÇÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E REFORÇOU A NECESSIDADE DE MOMENTOS COLETIVOS NA ESCOLA PARA DISCUSSÃO DE TEMAS COMO ESTE.