ESTE ARTIGO É FRUTO DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO VINCULADO AO PROGRAMA DE PÓS-
GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA-PPGEDUC/ UFPE/CAA, QUE TENCIONA COMPREENDER AS
EXPECTATIVAS DA COMUNIDADE CAMPESINA SOBRE A ESCOLA E TURMAS MULTISSERIADAS DO CAMPO E SUAS
RELAÇÕES COM CURRÍCULO ESCOLAR. ESTE REFERIDO TRABALHO, CONSTITUI-SE A PARTIR DO SEGUINTE
QUESTIONAMENTO: QUAL(IS) A(AS) CONCEPÇÃO(ÕES) DE EDUCAÇÃO, ESCOLA DO CAMPO E AVALIAÇÃO PRESENTES
NOS DISPOSITIVOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO? COMO OBJETIVO GERAL, TEMOS: COMPREENDER A(AS)
CONCEPÇÃO(ÕES) DE EDUCAÇÃO E DE ESCOLA DO CAMPO PRESENTES NOS DISPOSITIVOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO DO
CAMPO; E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) IDENTIFICAR E CARACTERIZAR A(AS) CONCEPÇÃO(ÕES) DE EDUCAÇÃO,
ESCOLA DO CAMPO E AVALIAÇÃO PRESENTES NOS DISPOSITIVOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO; E B) ANALISAR
A(AS) CONCEPÇÃO(ÕES) DE EDUCAÇÃO, ESCOLA DO CAMPO E AVALIAÇÃO PRESENTES NOS DISPOSITIVOS LEGAIS
DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. A LENTE TEÓRICA UTILIZADA FUNDAMENTA-SE NOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS
(QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008; WASLH, 2008). METODOLOGICAMENTE ESTE ESTUDO CONSTITUI-SE
ENQUANTO UMA PESQUISA DOCUMENTAL (OLIVEIRA, 2007), TOMANDO COMO FONTES DE ANÁLISES: I) O
PARECER CNE/CEB Nº 36, DE 4/12/2001; E II) A RESOLUÇÃO CEE/PE Nº 02, DE 32/03/2009. FIZEMOS
USO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, VIA ANÁLISE TEMÁTICA (BARDIN, 1997; VALA, 1999). AS ANÁLISES
EVIDENCIAM QUE O REFERIDO DISPOSITIVO LEGAL CONCEBE A EDUCAÇÃO, A ESCOLA DO CAMPO E AVALIAÇÃO
ENQUANTO ESPAÇOS-TEMPOS ESPECÍFICOS E DIFERENCIADOS, CENTRADOS NO VIÉS DA INCLUSÃO, NO TRATO DAS
DIFERENÇAS E REFERENCIADOS EM SEUS SUJEITOS E TERRITÓRIOS.