DIANTE DA CRISE SOCIOAMBIENTAL, INTENSIFICADA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, TORNA-SE NECESSÁRIO REPENSAR AS RELAÇÕES ENTRE SOCIEDADE E NATUREZA. NESTE CONTEXTO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO INTEGRADO E DE AÇÕES AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEIS EM BUSCA DE UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA. REFLETIR SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TORNA-SE EXERCÍCIO IMPORTANTE NA DIREÇÃO DA SUSTENTABILIDADE. NESTE ENSEJO, ESSE TRABALHO OBJETIVA TRAÇAR LINHAS GERAIS SOBRE O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL. A METODOLOGIA BASEOU-SE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER BÁSICO E EXPLORATÓRIO, DE CUNHO NARRATIVO. AO LONGO DE SUA HISTÓRIA O CONCEITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL FOI SENDO APRIMORADO E SUPERANDO O PENSAMENTO QUE DICOTOMIZA SER HUMANO E NATUREZA. COM A EVOLUÇÃO DO CONCEITO, A HUMANIDADE PASSOU A SER CONSIDERADA PARTE INTEGRANTE DO MEIO. ATUALMENTE, ENTENDE-SE QUE ALÉM DE ASPECTOS AMBIENTAIS, ELA DEVE SE PREOCUPAR TAMBÉM COM PROBLEMAS SOCIAIS E POLÍTICOS. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL FOI INSPIRADA PELO MOVIMENTO AMBIENTALISTA NO FINAL DE 1960. O CRESCIMENTO E O FORTALECIMENTO DAS LUTAS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE DESPERTARAM A CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DAS RELAÇÕES MANTIDAS PELA SOCIEDADE COM O MEIO AMBIENTE. EVENTOS COMO A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS E O RIO-92, JUNTAMENTE COM O AVANÇO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL POSSIBILITARAM A CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. SOMENTE EM UM SEGUNDO MOMENTO, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEIXOU DE SER VISTA SOMENTE COMO PARCELA DO AMBIENTALISMO E PASSOU A SER TRATADA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA CAPAZ DE TRANSFORMAR A SOCIEDADE. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL EMBORA EMERGENTE, EVOLUIU NA FORMA COMO É VISTA E TRATADA PELA SOCIEDADE.