NOTAS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
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NESTE ENSEJO, ESSE TRABALHO OBJETIVA TRAÇAR LINHAS GERAIS SOBRE O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL. A METODOLOGIA BASEOU-SE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER BÁSICO E EXPLORATÓRIO, DE CUNHO NARRATIVO. AO LONGO DE SUA HISTÓRIA O CONCEITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL FOI SENDO APRIMORADO E SUPERANDO O PENSAMENTO QUE DICOTOMIZA SER HUMANO E NATUREZA. COM A EVOLUÇÃO DO CONCEITO, A HUMANIDADE PASSOU A SER CONSIDERADA PARTE INTEGRANTE DO MEIO. ATUALMENTE, ENTENDE-SE QUE ALÉM DE ASPECTOS AMBIENTAIS, ELA DEVE SE PREOCUPAR TAMBÉM COM PROBLEMAS SOCIAIS E POLÍTICOS. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL FOI INSPIRADA PELO MOVIMENTO AMBIENTALISTA NO FINAL DE 1960. O CRESCIMENTO E O FORTALECIMENTO DAS LUTAS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE DESPERTARAM A CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DAS RELAÇÕES MANTIDAS PELA SOCIEDADE COM O MEIO AMBIENTE. EVENTOS COMO A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS E O RIO-92, JUNTAMENTE COM O AVANÇO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL POSSIBILITARAM A CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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