A UNIVERSIDADE NÃO TEM APENAS COMO FUNÇÃO O ENSINO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS DISCENTES, MAS PRINCIPALMENTE A GERAÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS (POR MEIO DA PESQUISA) E DISSEMINAÇÃO E APLICAÇÃO DESTES PARA USUFRUTO DA SOCIEDADE (POR MEIO DA EXTENSÃO). CADA VEZ MAIS O MUNDO DO TRABALHO TEM BUSCADO PROFISSIONAIS QUE TENHAM COMO ATRIBUIÇÕES NÃO APENAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS, MAS TAMBÉM COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES, ASSIM COMO TAMBÉM PARA OS DOCENTES ENVOLVIDOS EM TAIS ATIVIDADES. COMO METODOLOGIA UTILIZOU-SE DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A DISCENTES E DOCENTES ENVOLVIDOS EM PROJETOS DE EXTENSÃO DE CURSOS DA ÁREA DE DESIGN DE UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA-PR. A PESQUISA REVELOU A IMPORTÂNCIA QUE A PARTICIPAÇÃO NOS PROJETOS DE EXTENSÃO TEM NA FORMAÇÃO ACADÊMICA (POR PODER COLOCAR EM PRÁTICA OS CONCEITOS APREENDIDOS EM SALA DE AULA), PROFISSIONAL (POR PODER VIVENCIAR POSSÍVEIS ACONTECIMENTOS DO COTIDIANO DO MERCADO DE TRABALHO) E CIDADÃ (PELA OPORTUNIDADE DE CONVÍVIO COM AS NECESSIDADES DA COMUNIDADE E GRUPOS ASSISTIDOS PELOS PROJETOS). PARA A GESTÃO DA UNIVERSIDADE É CRUCIAL QUE HAJA HARMONIA ENTRE OS TRÊS PILARES QUE FUNDAMENTAM SUA EXISTÊNCIA COMO TAL, OU SEJA, ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.