NESTE ARTIGO APRESENTAMOS OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) COMO FERRAMENTAS FACILITADORAS DA PRODUÇÃO E PARTILHA DE CONHECIMENTOS ENTRE OS COAPRENDIZES (PROFESSORA, MONITORES E ESTUDANTES) DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (EDUTIC), DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), NOS PERÍODOS DE 2015.1 E 2015.2. BUSCA-SE LEVANTAR LEITURAS QUE DIALOGUEM ACERCA DA USABILIDADE DE REA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTRODUZINDO AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS ABERTAS (PEA) PARA RECONDUZIR OS INTERCÂMBIOS DE EXPERIÊNCIAS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS QUE NA SUA CONCLUSÃO PODEM TORNAR-SE UM REA. O OBJETIVO É DIALOGAR SOBRE AS PRÁTICAS E METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS DA APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS, SOBRETUDO AS ESTRATÉGIAS DE MIDIATIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA, MOSTRANDO AS PESQUISAS REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DA DISCIPLINA EDUTIC NO CONGRESSO ACADÊMICO INTEGRADO DE INOVAÇÕES E TECNOLOGIA (CAIITE 2016), NA MODALIDADE MINICURSO.