A PROPOSTA DE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR OS SABERES DE SI E DA DOCÊNCIA PRODUZIDOS POR TRÊS PROFESSORAS LEIGAS E APOSENTADAS QUE SE TORNARAM PROFESSORAS EM CLASSES MULTISSERIADAS, NO CONTEXTO DA ROÇA DE UM MUNICÍPIO BAIANO. A ROÇA APARECE COMO O CENÁRIO DESSA DISCUSSÃO, OU SEJA, ELA NÃO SE CONFIGURA COMO UM ESPAÇO DE TRABALHO COM A TERRA, MAS SIM COMO UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E IDENTIDADES. A FORMAÇÃO DOCENTE SE CONSTITUI COMO CAMPO TEÓRICO DE DIÁLOGO QUE PERMITE A CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS CONSTRUÍDOS NO PROCESSO DA DOCÊNCIA. A ESCOLA É UM DOS ESPAÇOS DESSA FORMAÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO QUE SE ANCORA NO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E USA COMO TÉCNICA PARA A COLETA DE DADOS, A ENTREVISTA NARRATIVA. A ESCOLA É ESPAÇO LEGITIMADO DE HIBRIDISMO E PRODUÇÃO DE DEBATES SOBRE A EDUCAÇÃO E SUAS COMPLEXIDADES, PORTANTO, NARRATIVAS, MEMÓRIAS, MEMORIAIS, HISTORIAS DE VIDA, IDENTIDADES, SABRES, PRÁTICAS DE PROFESSORES SÃO ELEMENTOS IMPORTANTES PARA OS ESTUDOS SOBRE O SISTEMA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DOCENTE É UM DOS PRINCIPAIS PONTOS POR ONDE PERPASSA INÚMERAS DISCUSSÕES QUE ENVOLVE A ESCOLA E OS SUJEITOS QUE A COMPÕE. ACREDITAMOS QUE ESTE ESTUDO CENTRA-SE NA POSSIBILIDADE DE TEORIZARMOS SOBRE OS SABERES DA DOCÊNCIA ELABORADOS POR ESSAS PROFESSORAS QUE VÃO SE CONSTITUINDO PROFESSORAS NA PRÁTICA DOCENTE SEM FAZER O CURSO NORMAL E MAGISTÉRIO. ESTA DISCUSSÃO NOS OPORTUNIZA PENSAR A PROFISSÃO DOCENTE E SEUS PROCESSOS EMPÍRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA FORMAÇÃO COMO PROCESSO FORMATIVO CONTÍNUO DE VALORES E DE IDEAIS QUE SE CONSTITUEM COMO DISPOSITIVOS IMPORTANTES À FORMAÇÃO HUMANA QUE CONTRIBUEM COM A PRÁXIS DA DOCÊNCIA. AS PROFESSORAS, COLABORADORAS DA PESQUISA, SE CONSTITUÍRAM PROFESSORAS DESENVOLVENDO TÁTICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, ALÉM DE OUTROS SABERES DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO SEM CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICO. O FAZER PEDAGÓGICO DE CADA UMA FOI IMPLICADO NAS MEMÓRIAS DE SEUS TEMPOS ESCOLARES. AS CLASSES MULTISSERIADAS SÃO REALIDADES E NÃO DEVEM SER NEGADAS. E ISSO SE CONSTITUI NUM LEGADO HISTÓRICO, POLÍTICO, CULTURAL E SOCIAL PARA SER ESTUDADO, ALÉM DE SER UMA CATEGORIA TEÓRICA IMPORTANTE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, FORAM AS PROFESSORAS LEIGAS QUE DERAM GRANDE SUSTENTÁCULO ÀS COMUNIDADES RURAIS, ESPECIFICAMENTE, NO NORDESTE. BIOGRAFAR AS HISTÓRIAS DE PROFESSORAS RURAIS E SEU CONTRIBUTO PARA OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS COMUNIDADES RURAIS, É TAMBÉM DAR VISIBILIDADE AO PAPEL SOCIAL QUE ELAS EXERCERAM NA SALA DE AULA.