DANTAS, Márcia Lopes Leal et al.. Avaliação à luz da educação sistêmica. VI CONEDU - Vol 1... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 830-847. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65291>. Acesso em: 24/11/2024 01:37
NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO, ENTENDE-SE QUE A AVALIAÇÃO É UM DOS ELEMENTOS QUE ORIENTA O PROCESSO DO ENSINO E EXPÕE OS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM. ENTRETANTO, DEPENDENDO DA MANEIRA COMO OS DOCENTES DESENVOLVEM SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS, PODEM GERAR CONSEQUÊNCIAS DESTRUTIVAS, INCLUSIVE INFLUENCIANDO NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NO INTENTO DE APRENDER. TORNA-SE RELEVANTE QUE OS DOCENTES COMPREENDAM A RESPONSABILIDADE NO ATO DE AVALIAR, E QUE SUAS PRÁTICAS POSSAM ESTAR REFERENCIADAS POR PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE VALORIZEM ASPECTOS FORMATIVOS E QUALITATIVOS SOBRE OS QUANTIFICÁVEIS. SEGUINDO ESSA CONJECTURA, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR SE A AÇÃO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA ZONA CENTRAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ESTÁ DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS DO PENSAMENTO SISTÊMICO E SE OS MESMOS POSSUEM CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO E SE TAL CONHECIMENTO INFLUENCIA EM SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. PROCURANDO FUNDAMENTAR A PESQUISA, UTILIZOU-SE O REFERENCIAL TEÓRICO DOS AUTORES QUE TRATAM SOBRE O NOVO PARADIGMA DA CIÊNCIA. EM RELAÇÃO À NATUREZA, DEFINIU-SE DE CAMPO COM ABORDAGEM QUALITATIVA. NA OBTENÇÃO DE DADOS, ESTABELECEU-SE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OITO DOCENTES DO SÉTIMO ANO DA ESCOLA PESQUISADA. DO QUE TRATA A ANÁLISE, FUNDAMENTOU-SE PELOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE BARDIN, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. COMO RESULTADOS, APRESENTOU QUE OS DOCENTES DEMONSTRAM DESCONHECIMENTO DA VISÃO SISTÊMICA E NÃO APLICAM AS DIMENSÕES DO NOVO PARADIGMA DA CIÊNCIA EM SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. COM ISSO, UTILIZAM O PARADIGMA TRADICIONAL EM SUAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS, PROPORCIONANDO ASSIM, AVALIAÇÕES FRAGMENTADAS, DESCONTEXTUALIZADAS, DE CUNHO SOMATÓRIO, PRIORIZANDO OS RESULTADOS QUANTITATIVOS SOBRE OS QUALITATIVOS.