COM O AVANÇO DA CIÊNCIA ADMINISTRATIVA, AO LONGO DO SÉCULO XX, MODELOS DE PROCESSOS GERENCIAIS FORAM CRIADOS PARA MUDAR VELHOS PARADIGMAS EMPRESARIAIS E PESQUISADORES ESTUDARAM FORMAS DE LIDAR COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS, ENTRE ELAS O EMPREENDEDORISMO, ESTUDADO EM GRANDES ESCOLAS DE NEGÓCIOS NO MUNDO. DIANTE DISSO, O OBJETIVO PRIMÁRIO DESTA INVESTIGAÇÃO É DIAGNOSTICAR A GESTÃO EMPREENDEDORA EM UMA ESCOLA-CRECHE SITUADA EM FORTALEZA, À LUZ DA TEORIA DE JOSÉ CARLOS ASSIS DORNELAS. LOGO, PARA ATENDER AO OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO, UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALIQUANTITATIVA COM TIPOLOGIA DESCRITIVA, EXPLICATIVA E APLICADA, APÓS A OPERACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CAMPO, POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO. ASSIM, SE REALIZOU A APLICAÇÃO DE CINCO TESTES DO REFERIDO TEÓRICO E SEIS ENTREVISTAS ESTRUTURADAS, COMO FERRAMENTAS PARA COLETA DOS DADOS PRIMÁRIOS. ESTAS SERVIRAM PARA AUTOAVALIAR O PERFIL EMPREENDEDOR DA GESTORA E DIAGNOSTICAR SUA ADMINISTRAÇÃO. COMO RESULTADO, PODE-SE ATESTAR QUE O MODELO DE ADMINISTRAÇÃO DO NEGÓCIO DA GESTORA É O ‘TRADICIONAL’ E QUE DEMONSTRA POUCO CONHECIMENTO NA ÁREA DE GESTÃO; APESAR DE TER COMPROMETIMENTO COM SEU TRABALHO E SER CONHECEDORA DOS SEUS CLIENTES. POSSUI PERFIS EMPREENDEDORES DENOMINADOS DE ‘EMPREENDEDOR QUE APRENDE’ E ‘FORMATADOR’. COM ATITUDES EM PERSEGUIR OPORTUNIDADES; SABER LIDAR COM OS RISCOS EM SUAS NEGOCIAÇÕES; POSSUIR MOTIVAÇÃO NO QUE FAZ E EXPERIÊNCIA DE DIREÇÃO. PORÉM, OBSERVOU-SE POUCA INSISTÊNCIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, COM DECISÕES NÃO CRIATIVAS E POUCA HABILIDADE EM INFLUENCIAR OU CONVENCER PESSOAS PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS E OBJETIVOS.