PESQUISAS NA ÁREA DO ENSINO DE QUÍMICA VÊM SE EXPANDINDO ALÉM DOS MUROS DAS ESCOLAS DANDO INÍCIO AO ENSINO INFORMAL, ONDE A PREOCUPAÇÃO É DIVULGAR A CIÊNCIA, ENCANTAR E ATRAIR OS JOVENS PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. DENTRE AS METODOLOGIAS EMPREGADAS ENCONTRA-SE O TEATRO CIENTÍFICO, UNINDO ASPECTOS LÚDICOS DAS ARTES CÊNICAS COM CONCEITOS CIENTÍFICOS. NESTA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO CRIAR, MONTAR E ENCENAR UMA PEÇA ABORDANDO CONCEITOS DA QUÍMICA - COM A QUÍMICA NO COTIDIANO - CQC, VISLUMBRANDO COMPREENDER A OPINIÃO DE VÁRIOS SEGMENTOS DA COMUNIDADE ACADÊMICA A RESPEITO DA SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA. OS ENSAIOS E APRESENTAÇÕES ACONTECERAM NO MUSEU DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - SEARA DA CIÊNCIA. UM QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS COM ESCALA LIKERT FOI VALIDADO E ENTREGUE AO PÚBLICO-ALVO (ALUNOS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFC) APÓS A APRESENTAÇÃO, SEGUIDO DE CONVERSA INFORMAL. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ASSOCIARAM VÁRIOS CONTEÚDOS DA QUÍMICA CONTIDOS NA PEÇA COM O COTIDIANO; OS GRADUANDOS AFIRMARAM QUE A PEÇA CONTRIBUIU PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA E PODERIA SER UM RECURSO NO FUTURO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. OS PROFESSORES DESTACARAM QUE ELA DEVERIA SER APRESENTADA NAS ESCOLAS E FAZER PARTE DE OFICINAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. EM UMA ANÁLISE GLOBAL, A PEÇA TEVE UMA ACEITAÇÃO BASTANTE POSITIVA, MOSTRANDO QUE ESSA PERSPECTIVA LÚDICA PODE ENCANTAR E CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS, PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.