Artigo E-book 3: VI CONEDU

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ISBN: 978-65-86901-08-5

USO DE MÉTODOS DO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SUPERIOR, DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, , E-book GT 19 – Tecnologias e Educação Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA (AH) NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA (CST) EM RADIOLOGIA É FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE, NO REFERIDO CURSO, CONCLUI QUE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NESTE CONTEÚDO É INSATISFATÓRIO. ESTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE AVALIAR O DESEMPENHO DOS DISCENTES, ANTES E DEPOIS DO USO DE MÉTODOS DO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, ASSOCIADOS AO ENSINO DE AH. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPERIMENTAL COM A INTERVENÇÃO DE DOIS GRUPOS (CONTROLE E EXPERIMENTAL). A PESQUISA FOI COMPOSTA POR ALUNOS DOS CST EM RADIOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ. A AMOSTRA É COMPOSTA POR 46 ESTUDANTES. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM DESEMPENHO OS GRUPOS NOS TESTES DE PROFICIÊNCIA, MÉDIAS DE 1,45 (ESCALA DE 0 A 10) E DESVIO PADRÃO (DP) DE 0,58 PARA O GRUPO-CONTROLE E 1,65 COM DP DE 0,88, PARA O GRUPO EXPERIMENTAL, REVELANDO BAIXA PROFICIÊNCIA. AS INTERVENÇÕES FORAM CAPAZES DE MODIFICAR A REALIDADE DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES E, AO FINAL DAS INTERVENÇÕES, O GRUPO-CONTROLE OBTEVE MÉDIA DE 4,17 E DP DE 1,69. JÁ O GRUPO EXPERIMENTAL, POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, OBTEVE UM MELHOR DESEMPENHO COM MÉDIA DE 5,69 E DP DE 1,88. OS TESTES ESTATÍSTICOS DEMONSTRAM UM DESEMPENHO, SIGNIFICATIVAMENTE, MELHOR DO GRUPO EXPERIMENTAL, COMPARADO AO GRUPO CONTROLE AO FINAL DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO.

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