A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL APARECE NAS METAS ESTABELECIDAS TANTO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COMO TAMBÉM NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM AMBOS OS DOCUMENTOS É ESTABELECIDA O ALCANCE DE 50% DAS ESCOLAS PÚBLICAS OFERTANDO ESSA MODALIDADE DE ENSINO ATÉ 2024 (PNE) E 2025 (PEE). A PRESENTE PESQUISA PROCURA RESGATAR ALGUNS DOS MOMENTOS HISTÓRICOS EM QUE ESSA TEMÁTICA FOI APRESENTADA COMO ALTERNATIVA PARA UMA EDUCAÇÃO QUE SEJA ALÉM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS VOLTADOS PARA SI MESMOS, CONSIDERANDO OS INDIVÍDUOS COMO AGENTES DA CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. DESSA ANALISOU-SE O MODELO DE CURRÍCULO ADOTADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NO ANO DE 2017 E IMPLEMENTADO NOS CENTROS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ANO DE 2018. PARA TANTO A PRESENTE PESQUISA TRAZ UM ESTUDO DE CASO REALIZADO COM OS DISCENTES DAS TERCEIRAS SÉRIES (2019) DO CEEP PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS PEDROSA. INICIALMENTE A METODOLOGIA UTILIZADA TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E POSTERIORMENTE UMA PESQUISA DESCRITIVA, NA QUAL REGISTROU, ANALISOU E CORRELACIONOU OS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS. A PARTIR DE PESQUISAS JÁ EXISTENTES NA ÁREA, ANÁLISE DO CURRÍCULO ADOTADO PELA SEEC-RN E, BEM COMO, A EXPERIÊNCIA VIVIDA EM SALA DE AULA PELOS PRÓPRIOS AUTORES; PERCEBE-SE QUE O MODELO DE ESCOLA ANALISADO APRESENTA UMA POTENCIALIDADE EM SE APLICAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO COTIDIANO ESCOLAR. CONTUDO DIANTE DOS RESULTADOS APRESENTADOS PELO GRUPO PESQUISADO, PERCEBE-SE HAVER UMA LACUNA ENTRE OS APORTES TEÓRICOS E SUA EFETIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR.