O PRESENTE ARTIGO PROCURA APREENDER A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA PROFISSÃO DOCENTE NO FILME BRASILEIRO TUDO QUE APRENDEMOS JUNTOS (2015), A FIM DE DISCUTIR UMA NOTÓRIA CONTRADIÇÃO DO MAGISTÉRIO NO NOSSO PAÍS: A VALORIZAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR, NÃO OBSTANTE A SISTEMÁTICA DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA PROFISSIONAL. PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE O CINEMA É UMA ARTE DE CUNHO INDUSTRIAL E UM PODEROSO MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA CUJO DISCURSO GERA E DIFUNDE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, AS QUAIS, ENTRE OUTROS ASPECTOS FUNDANTES, INFLUENCIAM NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. EM FUNÇÃO DA PREPONDERÂNCIA DO DISCURSO LIBERAL NOS DEBATES CONTEMPORÂNEOS ACERCA DA EDUCAÇÃO, O EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO GANHA NOVAS ATRIBUIÇÕES, DEVENDO, EM ÚLTIMA INSTÂNCIA, DIRIMIR OS PROBLEMAS SOCIAIS QUE CONTRIBUEM PARA O FRACASSO ESCOLAR. UMA EVIDENTE DESCARACTERIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, QUE GERA EXPECTATIVAS EQUIVOCADAS A RESPEITO DA PROFISSÃO, BEM COMO DO PROFISSIONAL PROFESSOR.