NOVO PERFIL DOCENTE COM APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS: CASE UNIAMÉRICA
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A FINALIDADE DO ESTUDO ERA ANALISAR A ADAPTABILIDADE DO DOCENTE E SUA ADESÃO EM RELAÇÃO AO MODELO EDUCACIONAL EM CURSO NA INSTITUIÇÃO, COM A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS E EM QUE CONTEXTO OCORRERIA A NOVA CONFIGURAÇÃO DOCENTE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, O ESTUDO TEM COMO TENDÊNCIA A HISTÓRIA ORAL. O APORTE TEÓRICO DO ESTUDO CONTOU COM AS REFLEXÕES DE AUTORES COMO PERRENOUD (1993), ZABALA E ARNAU (2010), TARDIF (2010), TARDIF E LESSARD (2009), WERNECK (2003), SCHÖN (2000), BRAGA (2018), ALÉM DE PRODUÇÕES DOS AUTORES PROPONENTES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTARAM QUE HÁ TRÊS GRUPOS DE DOCENTES E CADA QUAL REAGE DE FORMA DIFERENTE AOS IMPACTOS DA INOVAÇÃO METODOLÓGICA NA UNIAMÉRICA: A) NÃO ESTÃO ENGAJADOS, MAS APARENTAM ESTAR, PARA GARANTIR A EMPREGABILIDADE NA INSTITUIÇÃO; B) TEM ENGAJAMENTO, MAS NÃO TEM PERFIL PARA ATUAR EM MODELOS INOVADORES E C) TEM ENGAJAMENTO E COMPREENDEM QUE A MUDANÇA MELHORARÁ A APRENDIZAGEM DOS APRENDENTES. 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