A PRESENTE DISCUSSÃO COMPREENDE A EDUCAÇÃO COMO COMPLEXO SOCIAL MATERIALIZADO POR MEIO DA POLÍTICA SOCIAL DE EDUCAÇÃO, SENDO A CAPACITAÇÃO CONTINUADA DOS/AS PROFESSORES UMA DEMANDA URGENTE. ASSIM COMO PODE SER PERCEBIDO NAS EXPERIÊNCIAS DE PÓS-GRADUAÇÕES LATO SENSO QUE TEM SIDO PROMOVIDAS PELO CAMPUS EAD DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE-IFRN, TAL DEMANDA TEM NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA UMA ESTRATÉGIA PARA SUA EFETIVAÇÃO, SENDO QUE AS PROBLEMATIZAÇÕES APRESENTADAS NESSE ARTIGO FORAM REALIZADAS A PARTIR DE PESQUISA E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES/AS QUE ESTUDAM A TEMÁTICA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E CAPACITAÇÃO CONTINUADA. O ESTUDO TRÁS COMO OBJETIVOS INVESTIGAR QUAL A POTENCIALIZAÇÃO DO IFRN EAD FRENTE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA A E PRIVADA DE ENSINO BÁSICO. E AINDA ANALISAR POLITICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA FRENTE À OFERTA DESSES CURSOS. E AINDA ESTUDAR QUAL RELAÇÃO SE TEM ENSINO HÍBRIDO E AS CONDIÇÕES DE ESTUDAR EM CASA. CONCLUI-SE QUE DIANTE DA DÍVIDA HISTÓRICA QUE O PAÍS POSSÍVEL NO QUE SE REFERE À EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE, SENDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES UM DOS PILARES NECESSÁRIOS PARA TAL, A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, E AQUI DESTACA-SE INICIATIVAS SEMELHANTES ÀS REALIZADAS PELO CAMPUS EAD DO IFRN, DEVE SER PERCEBIDA COMO ESTRATÉGIA VIÁVEL E EXITOSA PARA QUE TAL FORMAÇÃO, SOBRETUDO, A DE CARÁTER CONTINUADO SEJA CONCRETIZADA NÃO APENAS DE FORMA PONTUAL, MAS COMO UMA AÇÃO PERMANENTE.