A POTENCIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS PODE SER CARACTERIZADA COMO UMA ESTRATÉGIA SOLUCIONÁVEL PARA O ENFRENTAMENTO DA FOME NA ATUALIDADE. A NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAR E CAPACITAR À POPULAÇÃO POR MEIO DE TÉCNICAS BÁSICAS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO EM QUALQUER ESPAÇO MÍNIMO DE PRODUÇÃO TORNA-SE PRESENTE NESTE CENÁRIO. ESTE TRABALHO PROPÕE DESENVOLVER JUNTO AS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO GERENCIADAS PELA 13ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, PRÁTICA DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS ORIUNDOS DA MERENDA ESCOLAR E NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – PNAE OFERECER UM CURSO DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA PARA AS MANIPULADORAS DE ALIMENTOS, PARTINDO DA NECESSIDADE DA MELHORIA DE PRÁTICAS DE MANUSEIO CORRETO NO PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS, ADEQUAÇÃO DO CARDÁPIO ESCOLAR, REDUÇÃO DE GASTOS E DE DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, BEM COMO A CARACTERIZAÇÃO DE DO PRODUTO POR MEIO DE ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA. VERIFICOU-SE TAMBÉM PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO À QUALIDADE E ACEITAÇÃO DA MERENDA SERVIDA NAS ESCOLAS, ONDE EM TODOS O ÍNDICE DE REJEIÇÃO É SEMPRE SUPERIOR PERMEANDO A NECESSIDADE DA ADEQUAÇÃO DO CARDÁPIO. POR FIM, OBSERVA-SE A NECESSIDADE DA REFLEXÃO, ANÁLISE E DISCUSSÃO DE AÇÕES QUE POSSAM PERMEAR DE FORMA EFICAZ O CUMPRIMENTO DE DIRETRIZES ESTABELECIDAS PARA O FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE QUALIDADE E A IMPLANTAÇÃO DE SITUAÇÕES DE DISCUSSÕES E REORIENTAÇÕES DE PRÁTICAS JÁ EXISTENTES NAS ESCOLAS, POR MEIO DE UM MONITORAMENTO TÉCNICO E VOLTADO PARA A REALIDADE DE CADA UNIDADE DE ENSINO, BEM COMO PARA UMA APROXIMAÇÃO MAIOR ENTRE CIÊNCIA, ESCOLA E COMUNIDADE.