MESMO COM GRANDE CRESCIMENTO DA OFERTA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ATRAVÉS DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), ESPECIALMENTE NA ÚLTIMA DÉCADA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS E PRIVADAS, O DEBATE SOBRE A QUALIDADE DESTES CURSOS E SOBRE A INSERÇÃO DOS EGRESSOS NO MERCADO DE TRABALHO SEMPRE FORAM ALVO DE DEBATES NO MEIO ACADÊMICO. A PARTIR DE DESCE CRESCIMENTO, DE POLÍTICAS DE FOMENTO, DA ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO, ESTE TRABALHO BUSCA, NA VISÃO DE ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA OFERTADOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) ATRAVÉS DEU NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD), AFERIR A QUALIDADE DESTES CURSOS NA VISÃO DAQUELES QUE CONSEGUIRAM CONCLUÍ-LOS, BEM COMO DESCOBRIR COMO FOI SUA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, SEU INÍCIO DE CARREIRA, SE FIZERAM PÓS-GRADUAÇÃO, SE O FATO DO CURSO SER EAD INTERFERIU NESTA INSERÇÃO, ENTRE OUTRAS QUESTÕES. O OBJETIVO É ESCLARECER COMO É REALMENTE ESTA TRANSIÇÃO, ENTRE O ACADÊMICO DA EAD E O NOVO PROFISSIONAL EM UM MERCADO DE TRABALHO TÃO COMPETITIVO COMO É NOS DIAS DE HOJE. ALÉM DISSO, APRESENTAR ESTES DADOS A ALUNOS DA EAD, SOBRE AS PERSPECTIVAS DO SEU FUTURO ACADÊMICO E PROFISSIONAL E NORTEAR FUTUROS POSSÍVEIS ESTUDANTES DA EAD ACERCA DOS PRECONCEITOS E DESAFIOS DE UM CURSO.