O LETRAMENTO MATEMÁTICO É A CAPACIDADE DE FORMULAR, INTERPRETAR E APLICAR A MATEMÁTICA EM DIVERSOS CONTEXTOS, INCLUINDO TAMBÉM A CAPACIDADE DE RACIOCINAR MATEMATICAMENTE E UTILIZAR OS CONCEITOS PARA DESCREVER E EXPLICAR DIVERSOS FENÔMENOS. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM COMPREENDER O CONCEITO DE LETRAMENTO MATEMÁTICO A PARTIR DE ESTUDOS REALIZADOS COM OS DOCUMENTOS OFICIAIS E OS AUTORES, TAIS COMO KLEIMAN (1995; 2005;2008) E SOARES (2002;2009). A RESPEITO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS, UTILIZAMOS PARA OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN, 1997), O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (PISA, 2015), PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PAIC, 2004) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC, 2017). REITERAMOS TAMBÉM QUE FOI UTILIZADO O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, CAMPUS CRATEÚS (PPC, 2017), A FIM DE QUE SE POSSA COMPREENDER O PERFIL PROFISSIONAL QUE O CURSO ALMEJA CONSTRUIR. COMO METODOLOGIA, OPTAMOS PELA ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO UTILIZADO FOI A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM OS LICENCIANDOS DO ÚLTIMO SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, CAMPUS CRATEÚS. ALGUNS RESULTADOS RELEVANTES PARA A PESQUISA FORAM À CONCEITUAÇÃO DO TERMO LETRAMENTO MATEMÁTICO, E A SUA APRESENTAÇÃO ENQUANTO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DENTRO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A PARTIR DAS FALAS DOS LICENCIANDOS, ABORDAMOS OS RESULTADOS EM DUAS CATEGORIAS: CONSTRUINDO O CONCEITO DE LETRAMENTO A PARTIR DAS REFLEXÕES DOS LICENCIANDOS E A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA. ESPERAMOS A PARTIR DA PRESENTE PESQUISA, CONTRIBUIR PARA A AMPLIAÇÃO DAS PESQUISAS ENVOLTAS AO TEMA LETRAMENTO.