O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO QUE NORTEIAM AS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EAD: FUNDAMENTOS E FERRAMENTAS DO PÓLO DE IGUATU NA VISÃO DOS ALUNOS. PARA TANTO, BUSCOU-SE RESPONDER OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS QUAIS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO PERMEIAM ÁS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO “EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: FUNDAMENTOS E FERRAMENTAS” DO PÓLO DE IGUATU? COMO A AVALIAÇÃO NO REFERIDO CURSO CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE EDUCAÇÃO EMANCIPADORA? VISANDO RESPONDER AO OBJETIVO GERAL DA PESQUISA: ANALISAR AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO REALIZADAS COM OS ALUNOS QUE ESTÃO CURSANDO A ESPECIALIZAÇÃO “EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: FUNDAMENTOS E FERRAMENTAS” NO PÓLO DE IGUATU. OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVA. QUANTO AS MODALIDADES, FEZ-SE USO DAS INVESTIGAÇÕES BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, EM QUE SE ESCOLHEU COMO INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. A TÍTULO DE CONCLUSÕES, PERCEBEU-SE QUE A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS QUE ESTÃO CURSANDO A ESPECIALIZAÇÃO EAD: FUNDAMENTOS E FERRAMENTAS, PAUTA-SE NUMA VISÃO TÉCNICA E BUROCRÁTICA. EM OPOSIÇÃO A ESSA VISÃO, ACREDITA-SE SER NECESSÁRIO QUE O ATO AVALIATIVO NA EAD, SEJA PENSADO E EXECUTADO VISANDO DESENVOLVER O SUJEITO NA SUA INTEGRALIDADE.