ESTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR DO PONTO DE VISTA DA SUA RELAÇÃO COM O AUMENTO DA DEMANDA POR POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). A METODOLOGIA UTILIZADA BASEIA-SE NA INVESTIGAÇÃO DAS LEIS E POLÍTICAS PÚBLICAS COMO FORMA DE HISTORIAR AS AÇÕES QUE EVIDENCIAM O PROCESSO DE EXPANSÃO. O ARTIGO ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS PARTES. NA PRIMEIRA, DISCUTE-SE AS QUESTÕES REFERENTES INTERPRETAÇÃO ARGUMENTATIVA DA LEGISLAÇÃO. POSTERIORMENTE, IDENTIFICA-SE A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E SUA EXPANSÃO PARA O DIREITO À CIDADANIA. POR ÚLTIMO APONTA-SE AS POLITICAS PÚBLICAS VOLTADAS À EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. AO UTILIZAR-SE DE REGISTROS E DADOS CONCRETOS QUE EVIDENCIARAM AS AÇÕES DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO E A LIGAÇÃO ENTRE EAD E EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR, PERSEGUE-SE UM ELO SEGUINDO UMA CORRENTE DIACRÔNICA, CUJA REUNIÃO DE FATOS SE DÁ DE ACORDO COM A SUA EVOLUÇÃO NO TEMPO, CONTRIBUINDO PARA ESCLARECER OS DADOS CONCRETOS. OBTENDO-SE UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E UMA RESPOSTA À ESSA ANÁLISE.