NESTE TRABALHO, OBJETIVAMOS CARACTERIZAR AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO. ESTE É UM ESTUDO DE CASO QUALITATIVO, EM QUE REALIZAMOS A ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA EM SÃO LUÍS, MARANHÃO, E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS TRÊS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA INSTITUIÇÃO. OS DADOS FORAM SUBMETIDOS À ANÁLISE DE CONTEÚDO E OS RESULTADOS ORGANIZADO EM CATEGORIAS DE ANÁLISE. IDENTIFICAMOS QUE O PROJETO PEDAGÓGICO, AINDA QUE PREVEJA A AVALIAÇÃO POR MEIO DE DIVERSOS INSTRUMENTOS, ENFATIZA ELEMENTOS TRADICIONAIS DA PRÁTICA AVALIATIVA, COMO OS INSTRUMENTOS ESCRITOS. NAS FALAS DOS PROFESSORES, NOTAMOS UMA PLURALIDADE DE PRÁTICAS AVALIATIVAS, AS QUAIS, NO ENTANTO, SÃO INFLUENCIADAS POR AGENTE EXTERNOS, O QUE CULMINA EM INSTRUMENTOS TRADICIONAIS. DESSA FORMA, REFORÇAMOS QUE O ATO DE AVALIAR É MAIS DO QUE UM PROCEDIMENTO DE QUANTIFICAÇÃO DOS RENDIMENTOS DOS ESTUDANTES, MAS UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESSENCIAL PARA UMA EFETIVA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.