MARQUES, Edite Colares Oliveira. Formação estética no brasil. VI CONEDU - Vol 1... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 2022-2033. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65421>. Acesso em: 28/12/2024 21:05
A COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO ESTÉTICA NO BRASIL ESTÁ VINCULADA À OBSERVÂNCIA DAS RELAÇÕES DE PODER E RESISTÊNCIAS AQUI ESTABELECIDAS. O QUE CHAMAMOS DE CULTURA SÃO MANIFESTAÇÕES VINCULADAS À ECONOMIA, À IDEOLOGIA, À POLÍTICA E AO LUGAR DO QUAL CADA CONJUNTO SOCIETÁRIO SE EXPRESSA E PERTENCE. PORTANTO, PENSAR A FORMAÇÃO ESTÉTICA NACIONAL É UMA NECESSIDADE URGENTE, NÃO SÓ PARA COMPREENDER O PASSADO, MAS, TAMBÉM, PARA AVANÇAR EM OUTRO SENTIDO, NO DE UMA RELAÇÃO SOCIAL MAIS JUSTA E RESPEITOSA NO QUE CONCERNE À NOSSA ANCESTRALIDADE. PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, ARTIGO 215, RESTA ASSEGURADO A TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS O EXERCÍCIO PLENO DOS DIREITOS CULTURAIS E ACESSO ÀS FONTES DE CULTURA NACIONAL, BEM COMO A LEI MANIFESTA APOIO E INCENTIVO À VALORIZAÇÃO E DIFUSÃO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS. A LEGISLAÇÃO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, INFLUENCIADA PELA CONSTITUIÇÃO, VINHA MUDANDO O CARÁTER RACISTA DA NOSSA ESCOLA, HISTORICAMENTE EUROCÊNTRICA, TORNANDO-A MAIS INTERCULTURAL, GARANTINDO ESPAÇO AOS NEGROS, ÍNDIOS, CABOCLOS E MESTIÇOS E SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS. DESDE O GOLPE AO GOVERNO DILMA, NO ENTANTO, VEMOS RECUAR OS AVANÇOS QUE ERAM CONSTITUÍDOS NA PROCURA DE MAIOR EQUIDADE NAS INTERAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA. NO CONTEXTO POR QUE PASSA O BRASIL, ATUALMENTE, A EDUCAÇÃO E A ARTE SÃO ATACADAS, O QUE RESTA EVIDENTE AO PERCEBERMOS A REDUÇÃO DA IMPORTÂNCIA PELA QUAL A ÁREA DA ARTE PASSOU NA BNCC, NOVA LEGISLAÇÃO DO ENSINO BÁSICO, POIS DEIXOU DE SE CONFIGURAR COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA SER INCLUÍDA COMO PARTE DO COMPONENTE CURRICULAR LINGUAGEM, COADUNANDO-SE À PROPOSTA LIBERAL DA PRÓPRIA BNCC. O PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO, MATERIAL E IMATERIAL, ESTÁ CADA VEZ MAIS LONGE DE SER ABORDADO PELA ESCOLA, QUANDO A ARTE DEVERIA ESTAR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DESDE O NASCIMENTO, POIS, NAS CANÇÕES DE NINAR, EMBALADAS NA REDE, JÁ EXISTE A INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE, DO CORPO, DA CULTURA PERMEADA PELA TRADIÇÃO ORAL E INTEGRADA À VIDA. VALORIZAR, PROMOVER E MANTER ESTE PERCURSO NA ESCOLA É SEGUIR O CURSO DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM INTERCULTURAL; É IMPULSIONAR A TRAJETÓRIA DA CRIANÇA, NA DESCOBERTA DE UMA VIDA COMUNITÁRIA RICA DE SENTIDO, QUE SE INICIA NA FAMÍLIA, PROLONGANDO-SE NO ENTORNO E NA CIDADE, DA QUAL A ESCOLA É PARTE.