RESUMO
ESTA PESQUISA DESTACA A RELEVÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, A INVESTIGAÇÃO OBJETIVOU ORGANIZAR UM MINICURSO SOBRE O PAPEL DO MEDIADOR NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR VISANDO A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES COM ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NA/DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO BÁSICO DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. PARA TANTO, A METODOLOGIA ADOTADA APOIOU-SE EM LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, DIAGNÓSTICO, INTERVENÇÃO E AVALIAÇÃO. O TEMA DA OFICINA FOI O TRABALHO COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS OU DE BAIXO CUSTO E SUA APLICAÇÃO NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR. O PÚBLICO-ALVO FOI COMPOSTO POR 40 PESSOAS, DISTRIBUÍDAS EM DOIS GRUPOS DISTINTOS. A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE RESPONDEU À DEMANDA DE INFORMAR O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM APD EFICAZ, PENSADO PARA UMA ESCOLA HUMANÍSTICA. ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO POSSA CONTRIBUIR A UM LACUNAR ESTADO DA ARTE SOBRE UMA IMPORTANTE, PORÉM ANTES DESCONHECIDA, MODALIDADE DE ENSINO INCLUSIVO.