A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES QUE ENVOLVEM O USO DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS COM ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN. FUNDAMENTAMOS ESTE ESTUDO EM PESQUISAS DE VALE (2011), LORENZATO (2006), O CURRÍCULO NACIONAL DO ENSINO BÁSICO (BRASIL, 2001) ENTRE OUTROS QUE ABORDAM A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA MATEMÁTICA E NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. O TRABALHO FOI CONSTITUÍDO NA MODALIDADE DE PESQUISA QUALITATIVA, O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA OCORREU EM UMA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS EXCEPCIONAIS (APAE), LOCALIZADA NA MICRORREGIÃO DO CARIRI DO ESTADO DA PARAÍBA. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM 2 ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN, TODOS COM COMPROVAÇÃO DE LAUDO MÉDICO. O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DESSES ALUNOS ERA DE 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESCOLHEMOS TRABALHAR COM MATERIAIS MANIPULATIVOS, PORQUE VÁRIOS AUTORES TRAZEM DIFERENTES CONCEPÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR MATEMÁTICA USANDO ESTES MATERIAIS. PERCEBEMOS QUE NO DECORRER DA PESQUISA FOI UM EXCELENTE RECURSO DIDÁTICO PARA SE TRABALHAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E EM ESPECIAL ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN. DISCUTIMOS AINDA NESTE TRABALHO, UMA NOVA PROPOSTA USANDO MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DE ADIÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN, OU SEJA, PROPORCIONANDO ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA QUE ESSES ESTUDANTES DESENVOLVAM CONCEITOS SOBRE SOMA.