AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PREVALECEU A IMAGEM DO PROFESSOR COMO TÉCNICO COM
FUNÇÃO DE TRANSMITIR CONHECIMENTOS, DESCONSIDERANDO OS ELEMENTOS SOCIAIS, POLÍTICOS,
ECONÔMICOS OU CULTURAIS PRESENTES NO CONTEXTO DE ATUAÇÃO E NAS IDENTIDADES DOS EDUCANDOS.
ESSA RACIONALIDADE TEM AFETADO NEGATIVAMENTE A FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE, POIS NÃO OS
PREPARAM PARA LIDAR COM A DIVERSIDADE PRESENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. BUSCANDO SUPERAR
TAL PERSPECTIVA, AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL ORIENTAM
AS UNIVERSIDADES A ESTRUTURAREM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS CONSIDERANDO A
DIVERSIDADE PRESENTE NA ESCOLA, OFERTANDO COMPONENTES CURRICULARES QUE ABORDEM ESTA QUESTÃO.
ASSIM, O PRESENTE TRABALHO FOI PRODUZIDO NO CONTEXTO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO
INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB), BUSCANDO RESPONDER À SEGUINTE
INDAGAÇÃO “COMO A ARTICULAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PRESENTES NO
PROGRAMA DA DISCIPLINA DE EJA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE
MATEMÁTICA?”. PARA ENCONTRAR RESPOSTAS, FOI REALIZADA UMA INVESTIGAÇÃO DE ABORDAGEM
QUALITATIVA, CONFIGURADA COMO ESTUDO DE CASO, OBJETIVANDO COMPREENDER A INTER-RELAÇÃO ENTRE
ELEMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PRESENTES NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNILAB E SEUS CONTRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO
DOCENTE. AS ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE FORAM REVISÃO DE LITERATURA,
OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ANÁLISE DOCUMENTAL. OS RESULTADOS APONTAM QUE ARTICULAÇÃO TEÓRICA
METODOLÓGICA ABRANGEU AS DIMENSÕES POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA EJA COLABORANDO DE MODO
CRÍTICO E REFLEXIVO COM A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE FUTUROS PROFISSIONAIS.