A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É IMPRESCINDÍVEL NA CONSTITUIÇÃO DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA DO PROCESSO DE ENSINO. DESSA FORMA, ESSE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA. PARA ISSO, FOI UTILIZADA A PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVA, E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COMO METODOLOGIA DE COLETA DE DADOS. RESPALDAMO-NOS TEORICAMENTE NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DEFENDIDA POR AFONSO (2004); ANTUNES (2008); HOFFMANN (2003); SANT’ANA (2005); LUCKESI (2008); VASCONCELLOS (2006). APÓS A ANÁLISE FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM JÁ SE ENCONTRA PRESENTE NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE SALA DE AULA, POIS OS PROFESSORES SE PREOCUPAM COM O DIAGNÓSTICO E A CONSTRUÇÃO ATIVA DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, APESAR DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO AMBIENTE ESCOLAR. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER TAMBÉM QUE MESMO COM A PREOCUPAÇÃO COM A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E MEDIADA, NO PROCESSO AVALIATIVO AINDA SE PREDOMINA A PEDAGOGIA TRADICIONAL DE AVALIAÇÃO, POIS, OCORRE A CLASSIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM POR NOTAS.