O PRESENTE TRABALHO APRESENTA COMO OBJETIVO DIALOGAR SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS E A QUESTÃO INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ARTICULANDO-AS COM AS POLÍTICAS
EDUCACIONAIS. NESTE SENTIDO, TÊM-SE COMO PROBLEMÁTICA: QUAIS SÃO AS ORIENTAÇÕES VOLTADAS
PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIANTE DA NORMATIVA NACIONAL?
A METODOLOGIA APORTA NA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO DOCUMENTAL E EM AUTORES QUE VÊM
INVESTIGANDO SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, A EDUCAÇÃO INFANTIL,
INTERCULTURALIDADE E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE CONHECERMOS A
LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL COMO BEM PREVÊ O PARECER CNE/CP 003/2004, BEM COMO A
UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS SOBRE A TEMÁTICA. ENTRETANTO, CABE AO DOCENTE BUSCAR A SUA
INSERÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA A FIM DE QUE TENHAMOS CRIANÇA MAIS VALORIZADAS E COM A SUA
IDENTIDADE RACIAL RESPEITADA.