O BEM-ESTAR DOCENTE: ANÁLISE DOS RELATOS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
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A PRODUÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS RECORRENTES E REFLEXIVAS, QUE, APLICADAS JUNTO A UMA PROFESSORA DE UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN. PARA ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA SEGUINDO A LÓGICA DO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DENOMINADO NÚCLEO DE SIGNIFICAÇÃO (AGUIAR; OZELLA, 2013). ASSIM, A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DEU-SE À LUZ DE CADA NARRATIVA, BUSCANDO A APROXIMAÇÃO COM AS ZONAS DE SENTIDO, PARTINDO DO EMPÍRICO PARA O CONCRETO, TENDO COMO SUPORTE AS PROPOSIÇÕES DOS TEÓRICOS CITADOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A PROFESSORA INICIALMENTE SENTIU TEMOR E MEDO, MAS FOI SUPERANDO, E PASSOU A SE SENTIR SATISFEITA E REALIZADA EM TRABALHAR COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. 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