ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS SIGNIFICADOS E OS SENTIDOS DO BEM-ESTAR DOCENTE DE UMA PROFESSORA DE ESCOLA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA ANCORADA NA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA, COM ESPECIAL DESTAQUE PARA AS CATEGORIAS SENTIDO E SIGNIFICADO. A PRODUÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS RECORRENTES E REFLEXIVAS, QUE, APLICADAS JUNTO A UMA PROFESSORA DE UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN. PARA ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA SEGUINDO A LÓGICA DO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DENOMINADO NÚCLEO DE SIGNIFICAÇÃO (AGUIAR; OZELLA, 2013). ASSIM, A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DEU-SE À LUZ DE CADA NARRATIVA, BUSCANDO A APROXIMAÇÃO COM AS ZONAS DE SENTIDO, PARTINDO DO EMPÍRICO PARA O CONCRETO, TENDO COMO SUPORTE AS PROPOSIÇÕES DOS TEÓRICOS CITADOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A PROFESSORA INICIALMENTE SENTIU TEMOR E MEDO, MAS FOI SUPERANDO, E PASSOU A SE SENTIR SATISFEITA E REALIZADA EM TRABALHAR COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. ALÉM DISSO, INDICAM QUE A PROFESSORA APRESENTA UM QUADRO DE BEM-ESTAR DOCENTE, QUADRO ESSE CARACTERIZADO E REVELADO POR MEIO DE ALGUMAS CONDIÇÕES SOCIAIS E HISTÓRICAS, TAIS COMO: UMA GESTÃO QUALIFICADA E HUMANA, TRABALHO COLETIVO ENTRE PROFESSORES, BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E CONFORTÁVEL ESTRUTURA ESCOLAR, ENTRE OUTROS FATORES APONTADOS E SIGNIFICADOS PELA PROFESSORA COMO MEDIAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SEU BEM-ESTAR. COMO CONSIDERAÇÕES, PERCEBEMOS UM GRAU ELEVADO DE BEM-ESTAR DOCENTE DA PROFESSORA, O QUE, TEORICAMENTE, VISLUMBRA A POSSIBILIDADE DE QUE DESENVOLVE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMPROMETIDA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.