ESSE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE TRAZER REFLEXÕES TEÓRICAS DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL TOMANDO COMO BASE OS ELEMENTOS TEÓRICOS TRAZIDOS PELOS SEGUINTES AUTORES E DOCUMENTOS: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (2010), CARVALHO (2008) FREIRE (1997), GUIMARÃES (2004), DENTRE OUTROS. AS REFLEXÕES TRAZIDAS NESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ELUCIDAR A FALTA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE GEREM TRANSFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS DA REALIDADE VIVENCIADA, DE FORMA CRÍTICA, SENSIBILIZANDO OS DOCENTES PARA BUSCAR ATIVAMENTE FORMAÇÕES CONTINUADAS SOCIOAMBIENTAIS. POR FIM, TRATA-SE DO REAL SIGNIFICADO DE UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE EXPLICITANDO O PAPEL DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO MOMENTO QUE O MESMO BUSCA APRIMORAR SEU TRABALHO COM FORMAÇÕES, ENRIQUECENDO SUA PRÁTICA E MOBILIZANDO A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOBRE A REALIDADE E OS SEUS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS QUE ACOMETEM A ESCOLA, PROPICIANDO UM PROCESSO EDUCATIVO QUE ENVOLVA UMA CIDADANIA CRÍTICA, ATIVA E SUSTENTÁVEL.