ESTE ARTIGO TRATA SOBRE DEMANDAS DE CUNHO PSICOLÓGICO E RELACIONADAS AO AMBIENTE EDUCACIONAL. REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM OBJETIVO GERAL DE IDENTIFICAR A INCIDÊNCIA DE ANSIEDADE E HABILIDADES SOCIAIS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NAS PLATAFORMAS SCIELO E GOOGLE ACADÊMICO. UTILIZOU-SE COMO APORTE METODOLÓGICO: ABORDAGEM QUALITATIVA, DESCRITIVA E ANÁLISE DE CONTEÚDO BARDANIANA PARA ANÁLISE DE DADOS, COM A CATEGORIZAÇÃO DE NOVE ARTIGOS ENCONTRADOS NAS PLATAFORMAS CIENTÍFICAS. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS: VERIFICOU-SE QUE HAVIA A DISCUSSÃO DAS PALAVRAS-CHAVES “ANSIEDADE E HABILIDADE SOCIAL” COM UNIVERSITÁRIOS. SENDO IMPORTANTE CONSIDERAR QUE DENTRE AS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS RELACIONAVAM OS PREJUÍZOS DO ESTUDANTE POSSUIR NÍVEL ELEVADO DE ANSIEDADE E DÉFICIT NAS HABILIDADES SOCIAIS. PORTANTO, EVIDENCIA-SE ASSIM QUE, OS ARTIGOS ESTUDADOS NESTE TRABALHO PODERIAM CONTEMPLAR DE MANEIRA MAIS ENFÁTICA AS TÉCNICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS UTILIZADAS NO CONTROLE DA ANSIEDADE, AMPLIANDO ASSIM, COM PLANO INTERVENTIVO (ESTRATÉGIAS) DE TRABALHO VISANDO O ASPECTO PREVENTIVO DAS DEMANDAS COGNITIVOS-COMPORTAMENTAIS NA ÁREA EDUCACIONAL.