ESTE ENSAIO TEM MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE POLÍTICA EDUCACIONAL E LEGISLAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL, NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), POTENCIALIZADO PELA TURBULÊNCIA DA POLÍTICA BRASILEIRA, COM REFLEXOS NA EDUCAÇÃO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ESTABELECENDO CONEXÕES ENTRE OS ASPECTOS TEÓRICOS E OS RESULTADOS APRESENTADOS NOS RELATÓRIOS DA UFFS. AS REFLEXÕES SOBRE OS DADOS LEVANTADOS FORAM EFETIVADAS A PARTIR DA DIALÉTICA. NOS RESULTADOS CONSTA UM APANHADO HISTÓRICO DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA, DEMONSTRANDO QUE OS INVESTIMENTOS PÚBLICOS DIRECIONADOS PARA AS ESCOLAS JESUÍTICAS, NÃO APRESENTARAM RESULTADOS POSITIVOS NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. APENAS EM MEADOS DO SÉCULO XX A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL DÁ SINAIS DE UMA OPÇÃO PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, ATENDENDO A PARCELA EXCLUÍDA ATÉ ENTÃO. NO INÍCIO DO SÉCULO XXI, HOUVE AMPLIAÇÃO NA OFERTA DE VAGAS, EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TAMBÉM DEIXOU VÁCUOS NOS RESULTADOS. O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO APRESENTA PROPOSIÇÕES INTERESSANTES, NO ENTANTO, AS MUDANÇAS DE GOVERNO PARALISAM O SEU ALCANCE. A UFFS, IMPLANTA UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO COM REFLEXOS POSITIVOS, POTENCIALIZANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ISSO DECORRE DA OPÇÃO DOS ESTUDANTES COTISTAS PELAS LICENCIATURAS, O QUE TORNA INDISPENSÁVEL LANÇAR OLHARES SOBRE AS INTERFACES DECORRENTES. TAMBÉM É DISCUTIDA A MANUTENÇÃO DESSE PROJETO FRENTE AOS RETROCESSOS PROVOCADOS PELAS GESTÕES DOS ÚLTIMOS GOVERNOS NA EDUCAÇÃO. OS CONSTANTES CORTES DE RECURSOS E AS POLÍTICAS IMPOSTAS RESULTAM EM RETROCESSOS DOS PEQUENOS AVANÇOS CONQUISTADOS PELOS EXCLUÍDOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, PRINCIPALMENTE.