A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO CEARÁ (SEDUC/CE) LANÇOU NO ANO DE 2017 UM CONJUNTO DE AÇÕES DE FORTALECIMENTO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DESSA REDE DE ENSINO. A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA FOI UMA DESSAS AÇÕES, CONTRIBUINDO FORTEMENTE PARA O CONHECIMENTO DOS DOCENTES ACERCA DA REALIDADE COGNITIVA DOS ALUNOS DAS PRIMEIRAS, SEGUNDAS E TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA CEARENSE. A COMPREENSÃO DE UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA COM CARÁTER DIAGNÓSTICO É FUNDAMENTAL PARA O ENTENDIMENTO DESSE INSTRUMENTO COMO INDUTOR DO PLANEJAMENTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS ASSERTIVAS E EFICAZES, EM CONTRAPONTO AO MODELO DE AVALIAÇÃO TRADICIONAL QUE BUSCA A SIMPLES VERIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DO EDUCANDO. A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CEARENSE POSSIBILITOU AOS DOCENTES A CONSTRUÇÃO DE UM PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO MAIS CONSISTENTE VISTO QUE ELA PROPORCIONOU INFORMAÇÕES ESSENCIAIS PARA A GARANTIA DE AÇÕES COM VISTAS A EQUIDADE E A INTERVENÇÃO DIFERENCIADA DO ALUNADO. ESSE ARTIGO VISA ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE AVALIAÇÃO COMO INDUTOR DO PROCESSO PEDAGÓGICO ALÉM DE REFLETIR SOBRE AS INFORMAÇÕES TRAZIDAS POR ESSE INSTRUMENTO AVALIATIVO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS JOVENS DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL CEARENSE COM VISTAS A MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL E AO SUCESSO ACADÊMICO DOA ALUNOS.