DE ORDEM ACADÊMICA E CIENTÍFICA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM QUESTÃO TEVE COMO OBJETIVO GERAL A ANÁLISE DAS MUDANÇAS ATUAIS E AS DIFERENTES FORMAS DE ENSINAR EM SALA DE AULA NO CONTEXTO ESCOLAR ATUAL. NOS SEGMENTOS QUE FORAM SE DELINEANDO A PARTIR DAS QUESTÕES PROPOSTAS POR ESTE TRABALHO, COMO OBJETIVOS INTERMEDIÁRIOS FORAM APRESENTADOS: O PERFIL DOS ALUNOS DA ATUALIDADE; AS RELAÇÕES DE PODER E DE INTERAÇÃO QUE SUSTENTAM ESTES NOVOS CONCEITOS DE ALUNOS; BEM COMO TENTAR IDENTIFICAR E AVALIAR A PREPARAÇÃO DO EDUCADOR AO LONGO DOS ANOS ACOMPANHANDO ESTE NOVO PERFIL DE ALUNOS EM SALA DE AULA. O EDUCADOR DE HOJE NÃO PODE SE BASEAR NA CONSTRUÇÃO DO SABER E APRENDER NO ENSINO DE ONTEM. O ENSINO DE HOJE REQUER MAIS HABILIDADES, MAIS CAPACIDADES E O CONHECIMENTO DO ALUNO EM SUA TOTALIDADE E PRINCIPALMENTE EM SUA DIVERSIDADE. O NOVO PERFIL DO CORPO DISCENTE COMPREENDE, PORTANTO, UMA SÉRIE DE FATORES QUE JUNTOS VÃO DESENCADEANDO DIFICULDADES E DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS POR PARTE DO EDUCADOR. O ALUNO ATUAL CHEGA À SALA DE AULA COM UMA BAGAGEM RICA QUE NÃO CONDIZ COM OS CONTEÚDOS ENGESSADOS E PREDETERMINADOS A SEREM MINISTRADOS EM SALA DE AULA. AS RELAÇÕES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO EDUCACIONAL ESTÃO CONTEXTUALIZADAS EM DIFERENTES PERÍODOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO QUE NA ATUALIDADE SE MISTURARAM DE FORMA COMPLEXA. SÃO ELEMENTOS QUE VEM ACOMPANHANDO O PROCESSO ATUAL DESDE AS NOVAS TENDÊNCIAS NO SISTEMA EDUCACIONAL ATÉ CHEGAR A UM MUNDO GLOBALIZADO COM NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS.