REFLETIR SOBRE AS NOÇÕES DE CRISE E CONHECIMENTO A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE CONSTITUI A BASE DESTE TRABALHO. BUSCOU-SE NÃO APENAS APRESENTAR UMA DISCUSSÃO PURAMENTE TEÓRICA, MAS LANÇAR ESFORÇOS NA DIREÇÃO DE TECER REFLEXÕES SOBRE NUANCES DO COTIDIANO ESCOLAR NO ENSINO PÚBLICO. O INTUITO FOI DIAGNOSTICAR O QUADRO GERAL OBSERVADO NO ENSINO BÁSICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA, PONDO EM RELEVO OS PROBLEMAS SOCIOECONÔMICOS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS, A DESVALORIZAÇÃO E O DESRESPEITO SOFRIDOS PELOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM SUA LIDA DIÁRIA. ELABOROU-SE ESTE TRABALHO A PARTIR DA LEITURA DE BIBLIOGRAFIAS QUE REFLETEM DESAFIOS E POSSIBILIDADES INERENTES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MAS AVANÇA NO CAMPO DA PRÁTICA REFLEXIVA. A ESCASSEZ DE RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS, A DESVALORIZAÇÃO DOS DOCENTES E DEMAIS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, A FALTA DE RECURSOS E DE INCENTIVOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA, O DESCOMPASSO ENTRE A PREPARAÇÃO (UNIVERSITÁRIA) E A REALIDADE DA PRÁTICA DO FAZER PEDAGÓGICO, O DISTANCIAMENTO DA REALIDADE VIVIDA PELO ALUNO, AS DETERMINAÇÕES DO SISTEMA EDUCACIONAL, A PRESSÃO E O ASSÉDIO MORAL SOFRIDOS PELOS PROFESSORES MEDIANTE A BUSCA DE MARCAS E ÍNDICES, ETC. SÃO ALGUNS DOS MUITOS PROBLEMAS QUE CONTRIBUEM PARA A FAMIGERADA CRISE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR. CONSTATA-SE QUE TAL CRISE EDUCACIONAL SE APRESENTA DE FORMA MULTIFACETADA E EXIGE AÇÕES CONJUNTAS DOS VARIADOS SETORES (GOVERNO, GESTORES ESCOLARES, FAMÍLIA, ALUNOS E PROFESSORES) EM BUSCA DE SUPERAR AS DIFICULDADES ESTRUTURAIS E OS DESAFIOS IMPOSTOS A SOCIEDADE NA ATUAL CONJUNTURA.