DADAS SUAS CARACTERÍSTICAS E AS DIMENSÕES QUE ASSUME, O ESTÁGIO PODE SER DETERMINANTE NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL, ASSIM COMO NA FORMAÇÃO CONTINUADA. O CONTATO COM A ESCOLA PODE DESPERTAR, A PARTIR DA ORIENTAÇÃO ADEQUADA, A PERSPECTIVA INVESTIGADORA – UMA CARACTERÍSTICA AMPLAMENTE DEFENDIDA PELOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. COM EFEITO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR COMO O ESTÁGIO PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PERFIL DO PROFESSOR CRÍTICO REFLEXIVO NA FORMAÇÃO INICIAL, A PARTIR DO RELATO DE EXPERIÊNCIA E DA ANÁLISE DOCUMENTAL DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO AUTOR. REFLITO QUE ESTABELECER UMA RELAÇÃO EFETIVA ENTRE A EXPERIÊNCIA E A CAPACIDADE REFLEXIVA É UMA NECESSIDADE PARA O PROFESSOR, UMA VEZ QUE A BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS PARA ARTICULAR TEORIA E PRÁTICA NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA CONTRIBUI PARA AMPLIAR SUAS CAPACIDADES. ESTE INVESTIMENTO APOIA-SE NAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DENTRO DA PROFISSÃO, DESTACANDO QUE O ESTÁGIO É UM ESPAÇO FORMATIVO FUNDAMENTAL NESSA ARTICULAÇÃO. AS REFLEXÕES CONSTRUÍDAS NESTE ESTUDO DEMONSTRAM QUE O ESTÁGIO CONSTITUI-SE NUM CAMPO DE CONHECIMENTO PARA A TRAJETÓRIA DO PROFESSOR, SOBRETUDO QUANDO CONSTRÓI CONDIÇÕES PARA REFLETIR SOBRE OS PROCESSOS QUE DESENVOLVE. A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA CONTRIBUI PARA CONSTRUIR NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES CONTEXTOS EM QUE A REALIDADE DA UNIVERSIDADE POSSA DIALOGAR COM A REALIDADE DA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO. ESTA RELAÇÃO APROFUNDA ALGUMAS QUESTÕES E CONTRIBUI PARA DESPERTAR O OLHAR INVESTIGATIVO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL.