ATUALMENTE O CEN?RIO EDUCACIONAL NO BRASIL TEM SIDO DESAFIADOR, AS COBRANÇAS DA SOCIEDADE, A NOVA GERAÇÃO DE ALUNOS QUE ESTÃO CONSTANTEMENTE CONECTADOS AS QUESTÕES TECNOLÓGICAS FAZENDO QUE COM O DOCENTE ENFRENTE DIFICULDADES PARA PROPOR ATIVIDADES QUE OS CHAMEM ATENÇÃO E OS MANTENHAM INTERESSADOS NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. DENTRO DESSE CONTEXTO, O SURGIMENTO DE PROGRAMAS DO GOVERNO QUE BUSQUEM A VALORIZAÇÃO DOCENTE E O APERFEIÇOAMENTO DOS FUTUROS PROFESSORES SÃO FUNDAMENTAIS PARA A MELHOR QUALIDADE DO ENSINO, AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS POSSIBILITAM TAMBÉM O FORTALECIMENTO DOS VÍNCULOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA. DESSA FORMA, A GEOGRAFIA ? PARTE FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ, A FORMA COMO ? APLICADA NAS SALAS DE AULA FAZ TODA DIFEREN?A PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM COMPREENDE-LA, AS ATIVIDADES PLANEJADAS E REALIZADAS EM SALA DE AULA BUSCAM ATRAIR OS ALUNOS PARA QUE VENHAM A SE INTERESSAR PELOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS. POR TANTO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? UMA OPORTUNIDADE DE OS DOCENTES INTERAGIREM COM OS DISCENTES DAS LICENCIATURAS PROPORCIONANDO ASSIM UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM DE METODOLOGIAS E DIDÁTICAS. A PRESENTE PESQUISA BUSCA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NAS TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RODRIGUES DE CARVALHO EM ARAÇAGI/PB. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM ANÁLISES E OBSERVAÇÕES DE ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS RESIDENTES DURANTE O PROGRAMA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES COMO CAVALCANTI (2002), MOTA ET AL. (2018) E PINHEIRO; SILVA (2010) E BARBOSA; ROCHA (2014).