UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CAMPO DA GEOGRAFIA, NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RODRIGUES DE CARVALHO DE ARAÇAGI-PB.
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64743 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 640 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CAMPO DA GEOGRAFIA, NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RODRIGUES DE CARVALHO DE ARAÇAGI-PB." "resumo" => "ATUALMENTE O CEN?RIO EDUCACIONAL NO BRASIL TEM SIDO DESAFIADOR, AS COBRANÇAS DA SOCIEDADE, A NOVA GERAÇÃO DE ALUNOS QUE ESTÃO CONSTANTEMENTE CONECTADOS AS QUESTÕES TECNOLÓGICAS FAZENDO QUE COM O DOCENTE ENFRENTE DIFICULDADES PARA PROPOR ATIVIDADES QUE OS CHAMEM ATENÇÃO E OS MANTENHAM INTERESSADOS NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. DENTRO DESSE CONTEXTO, O SURGIMENTO DE PROGRAMAS DO GOVERNO QUE BUSQUEM A VALORIZAÇÃO DOCENTE E O APERFEIÇOAMENTO DOS FUTUROS PROFESSORES SÃO FUNDAMENTAIS PARA A MELHOR QUALIDADE DO ENSINO, AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS POSSIBILITAM TAMBÉM O FORTALECIMENTO DOS VÍNCULOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA. DESSA FORMA, A GEOGRAFIA ? PARTE FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ, A FORMA COMO ? APLICADA NAS SALAS DE AULA FAZ TODA DIFEREN?A PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM COMPREENDE-LA, AS ATIVIDADES PLANEJADAS E REALIZADAS EM SALA DE AULA BUSCAM ATRAIR OS ALUNOS PARA QUE VENHAM A SE INTERESSAR PELOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS. POR TANTO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? UMA OPORTUNIDADE DE OS DOCENTES INTERAGIREM COM OS DISCENTES DAS LICENCIATURAS PROPORCIONANDO ASSIM UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM DE METODOLOGIAS E DIDÁTICAS. A PRESENTE PESQUISA BUSCA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NAS TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RODRIGUES DE CARVALHO EM ARAÇAGI/PB. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM ANÁLISES E OBSERVAÇÕES DE ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS RESIDENTES DURANTE O PROGRAMA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES COMO CAVALCANTI (2002), MOTA ET AL. (2018) E PINHEIRO; SILVA (2010) E BARBOSA; ROCHA (2014)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID640_10102019151858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MÁRCIA FERREIRA FRANCISCO" "autor_nome_curto" => "MARIA MÁRCIA " "autor_email" => "emesfashion@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64743 "edicao_id" => 116 "trabalho_id" => 77 "inscrito_id" => 640 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CAMPO DA GEOGRAFIA, NAS TURMAS DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RODRIGUES DE CARVALHO DE ARAÇAGI-PB." "resumo" => "ATUALMENTE O CEN?RIO EDUCACIONAL NO BRASIL TEM SIDO DESAFIADOR, AS COBRANÇAS DA SOCIEDADE, A NOVA GERAÇÃO DE ALUNOS QUE ESTÃO CONSTANTEMENTE CONECTADOS AS QUESTÕES TECNOLÓGICAS FAZENDO QUE COM O DOCENTE ENFRENTE DIFICULDADES PARA PROPOR ATIVIDADES QUE OS CHAMEM ATENÇÃO E OS MANTENHAM INTERESSADOS NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. DENTRO DESSE CONTEXTO, O SURGIMENTO DE PROGRAMAS DO GOVERNO QUE BUSQUEM A VALORIZAÇÃO DOCENTE E O APERFEIÇOAMENTO DOS FUTUROS PROFESSORES SÃO FUNDAMENTAIS PARA A MELHOR QUALIDADE DO ENSINO, AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS POSSIBILITAM TAMBÉM O FORTALECIMENTO DOS VÍNCULOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA. DESSA FORMA, A GEOGRAFIA ? PARTE FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ, A FORMA COMO ? APLICADA NAS SALAS DE AULA FAZ TODA DIFEREN?A PARA QUE OS ALUNOS CONSIGAM COMPREENDE-LA, AS ATIVIDADES PLANEJADAS E REALIZADAS EM SALA DE AULA BUSCAM ATRAIR OS ALUNOS PARA QUE VENHAM A SE INTERESSAR PELOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS. POR TANTO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ? UMA OPORTUNIDADE DE OS DOCENTES INTERAGIREM COM OS DISCENTES DAS LICENCIATURAS PROPORCIONANDO ASSIM UMA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGEM DE METODOLOGIAS E DIDÁTICAS. A PRESENTE PESQUISA BUSCA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA NAS TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RODRIGUES DE CARVALHO EM ARAÇAGI/PB. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM ANÁLISES E OBSERVAÇÕES DE ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS RESIDENTES DURANTE O PROGRAMA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES COMO CAVALCANTI (2002), MOTA ET AL. (2018) E PINHEIRO; SILVA (2010) E BARBOSA; ROCHA (2014)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA21_ID640_10102019151858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MÁRCIA FERREIRA FRANCISCO" "autor_nome_curto" => "MARIA MÁRCIA " "autor_email" => "emesfashion@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/enid/2019" "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png" "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }